Aula sobre O Movimento Sindical No Brasil No Inicio Da Republica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O movimento sindical no Brasil no início da República é um tema importante para entendermos as lutas e conquistas dos trabalhadores brasileiros. Muitas das leis e direitos trabalhistas que temos hoje foram conquistados através da mobilização dos sindicatos. É importante que os alunos entendam como funcionava o movimento sindical no início da República e como ele foi importante para a história do país. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e seus subtópicos, explicando a importância do movimento sindical no início da República e como ele contribuiu para a conquista de direitos trabalhistas. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um esboço de como seria um sindicato na época do início da República. Eles poderão utilizar desenhos, palavras-chave, imagens ou qualquer outro recurso que acharem necessário.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos deverão apresentar seus esboços e discutir em conjunto qual seria a melhor forma de organização de um sindicato na época. Eles deverão chegar a um consenso e escolher qual será o modelo que irão seguir.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com o modelo escolhido, os grupos deverão criar um protótipo de como seria um sindicato na prática. Eles poderão utilizar materiais como papel, cartolina, tesoura, cola, dentre outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos deverão apresentar seus protótipos e explicar como funcionaria o sindicato criado por eles. Os outros grupos poderão fazer perguntas e dar sugestões para melhorar o modelo criado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
  • Fomentar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação do protótipo.
  • Capacidade de explicar e defender o modelo criado pelo grupo.
  • Cooperação e respeito ao trabalho dos outros grupos.
  • Compreensão do tema e dos subtópicos abordados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar os alunos durante as atividades.
  • Estimular a participação e a cooperação dos alunos.
  • Fazer perguntas e propor reflexões para estimular o pensamento crítico dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks construtivos.
  • Incentivar a criatividade e a originalidade dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Contribuir com ideias e sugestões para o modelo criado pelo grupo.
  • Respeitar o trabalho dos outros grupos e colaborar para um ambiente de cooperação.
  • Demonstrar compreensão do tema e dos subtópicos abordados.
  • Apresentar o protótipo criado pelo grupo de forma clara e objetiva.