Aula sobre O Movimento Sindical No Brasil No Inicio Da Republica

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O movimento sindical no Brasil teve início no final do século XIX e início do século XX, durante a Primeira República. Nesse período, os trabalhadores começaram a se organizar em sindicatos para lutar por melhores condições de trabalho e salários. O objetivo desta aula é que os alunos compreendam a importância do movimento sindical no Brasil e como ele contribuiu para a conquista de direitos trabalhistas.

Ensino Híbrido


  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma roda de conversa para saber o que os alunos já sabem sobre o movimento sindical no Brasil.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância do movimento sindical no Brasil.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e pesquisar sobre o movimento sindical no Brasil; atente-se para o número de integrantes de cada grupo, de modo que fique igualitário. Oriente-os com os materiais para a pesquisa, podendo ser livros, textos e, se possível, materiais digitais.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deve apresentar as informações pesquisadas e você irá mediar uma discussão sobre o movimento sindical no Brasil.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as informações apresentadas pelos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos irão registrar em seus templates de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula. Finalize a aula com uma roda de conversa para saber o que os alunos aprenderam sobre o movimento sindical no Brasil.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios de avaliação definidos e dê feedback para ajudá-los a melhorar

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a importância do movimento sindical no Brasil.
  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema.
  • Identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.
  • Estimular a participação e a interação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na roda de conversa.
  • Demonstrar compreensão sobre a importância do movimento sindical no Brasil.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Identificar as principais conquistas dos trabalhadores.

Ações do professor

  • Iniciar a aula com uma roda de conversa.
  • Estimular a participação dos alunos.
  • Registrar as informações compartilhadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da roda de conversa.
  • Compartilhar o que já sabem sobre o movimento sindical no Brasil.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.