Aula sobre O Movimento Sindical No Brasil No Inicio Da Republica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O movimento sindical no Brasil teve início no final do século XIX e início do século XX, durante a Primeira República. Nesse período, os trabalhadores começaram a se organizar em sindicatos para lutar por melhores condições de trabalho e salários. A atividade proposta tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é o movimento sindical e como ele surgiu no Brasil. É importante contextualizar o período histórico e destacar a importância dos sindicatos para a luta dos trabalhadores. Explique aos alunos a dinâmica da aula.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Leitura e Análise de Textos

    Nessa estação, os alunos devem ler e analisar textos sobre o movimento sindical no Brasil no início da República. Selecione textos de jornais da época, artigos de historiadores ou trechos de livros didáticos. Os alunos devem fazer anotações sobre as principais informações e ideias apresentadas nos textos.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Debate em Grupo

    Na segunda estação, os alunos devem se dividir em grupos para debater as informações e ideias apresentadas nos textos. Forneça algumas perguntas orientadoras para ajudar na discussão, como: Quais eram as principais reivindicações dos trabalhadores na época? Como os sindicatos se organizavam? Qual era a postura do governo em relação ao movimento sindical?

  4. Etapa 4 - Estação 3: Produção de Cartazes

    Na terceira estação, os alunos devem produzir cartazes sobre o movimento sindical no Brasil no início da República. Os cartazes devem conter informações e imagens que representem as principais ideias e reivindicações dos trabalhadores na época.

  5. Etapa 5 - Estação 4: Jogo de Perguntas e Respostas

    Na quarta estação, os alunos devem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre o movimento sindical no Brasil no início da República. Elabore algumas perguntas com base nos textos lidos e nas discussões realizadas nas estações anteriores.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Cartazes

    Os alunos devem apresentar os cartazes produzidos na estação 3 para toda a turma. Cada grupo deve explicar as informações e imagens presentes no cartaz e destacar a importância do movimento sindical para a luta dos trabalhadores.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem preencher um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Recolha os templates e avalie o desempenho dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar e compreender a história do movimento sindical no Brasil.
  • Estimular a leitura e análise de textos históricos.
  • Promover o trabalho em grupo e síntese de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Qualidade das anotações e discussões realizadas nas estações 1 e 2.
  • Criatividade e qualidade dos cartazes produzidos.
  • Desempenho no jogo de perguntas e respostas.
  • Reflexão crítica sobre a atividade realizada no template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Selecionar textos e materiais adequados para a atividade.
  • Orientar e acompanhar as atividades realizadas pelos alunos.
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks.
  • Promover a reflexão crítica sobre a atividade realizada.

Ações do aluno

  • Ler e analisar textos sobre o movimento sindical no Brasil no início da República.
  • Participar das discussões em grupo e contribuir com ideias e opiniões.
  • Produzir cartazes sobre o tema da aula.
  • Participar do jogo de perguntas e respostas.
  • Refletir sobre a atividade realizada no template de Dinâmica dos 3 Qs.