Aula sobre O Movimento Sindical No Brasil No Inicio Da Republica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O movimento sindical no Brasil teve início no final do século XIX e início do século XX, durante a Primeira República. Nesse período, os trabalhadores começaram a se organizar em sindicatos para lutar por melhores condições de trabalho e salários. A aula irá abordar a história do movimento sindical no Brasil no início da República, destacando as principais lutas e conquistas dos trabalhadores.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Preparação

    Apresente o tema e contextualize o movimento sindical no Brasil no início da República. Explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e oriente os alunos a pesquisarem sobre o tema em casa.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos pesquisam sobre o tema em casa, utilizando livros, revistas, jornais e outros materiais disponíveis.Dê como sugestão aos alunos livros, textos e, se possível, sites confiáveis para que eles tenham material para pesquisar.

  3. Etapa 3 - Construção do Mapa Conceitual

    Divida a turma em grupos e entregue o material necessário para a construção do mapa conceitual (papel, canetas coloridas, lápis, régua, etc.). Os alunos devem organizar as ideias em um mapa conceitual, destacando a ideia central e as sub-ideias.

  4. Etapa 4 - Colaboração

    Os alunos colaboram com os colegas na construção do mapa conceitual, discutindo as ideias e chegando a um consenso.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Promova uma discussão em grupo sobre o mapa conceitual construído pelos alunos, destacando as principais ideias e relacionando o tema com a realidade atual.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, destacando as principais ideias e relacionando o tema com a realidade atual.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual, a coerência e clareza na organização das ideias no mapa conceitual, a compreensão dos principais acontecimentos e personagens do movimento sindical no Brasil no início da República e a capacidade de relacionar o tema com a realidade atual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana.
  • Identificar particularidades da história local e regional até 1954.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Coerência e clareza na organização das ideias no mapa conceitual.
  • Compreensão dos principais acontecimentos e personagens do movimento sindical no Brasil no início da República.
  • Capacidade de relacionar o tema com a realidade atual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o movimento sindical no Brasil no início da República.
  • Dividir a turma em grupos e entregar o material necessário para a construção do mapa conceitual (papel, canetas coloridas, lápis, régua, etc.).
  • Explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida e orientar os alunos a pesquisarem sobre o tema em casa.
  • Acompanhar o processo de construção do mapa conceitual, tirando dúvidas e orientando os alunos.
  • Promover uma discussão em grupo sobre o mapa conceitual construído pelos alunos, destacando as principais ideias e relacionando o tema com a realidade atual.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em casa, utilizando livros, revistas, jornais e outros materiais disponíveis.
  • Organizar as ideias em um mapa conceitual, destacando a ideia central e as sub-ideias com dois níveis de profundidade.
  • Colaborar com os colegas na construção do mapa conceitual, discutindo as ideias e chegando a um consenso.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre o mapa conceitual, apresentando suas ideias e ouvindo as opiniões dos colegas.