Aula sobre O Mst E A Participacao Politica Campesina No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social brasileiro que luta pela reforma agrária e pela justiça social no campo. Desde sua fundação, em 1984, o MST tem sido um importante protagonista na luta pela democratização do país e pela garantia dos direitos dos trabalhadores rurais. Nesta aula, vamos estudar a história do MST e sua participação política no Brasil.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e formação dos grupos

    Apresente o tema e explica a atividade. Em seguida, os alunos devem se dividir em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa sobre o MST

    Os grupos pesquisam sobre a história do MST e sua participação política no Brasil. Forneça subsídios para que eles possam fazer a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Construção do template de avaliação por pares

    Os grupos constroem o template de avaliação por pares, definindo os critérios de avaliação.

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação

    Os grupos preparam a apresentação, utilizando recursos analógicos como cartazes, desenhos, etc.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresenta sua pesquisa e suas ideias.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Os grupos avaliam o desempenho dos outros grupos utilizando o template construído.

  7. Etapa 7 - Avaliação final

    Você deve avaliar o desempenho dos grupos na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a importância do MST na luta pela reforma agrária e pela justiça social no Brasil.
  • Analisar a participação política do MST na história recente do país.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a atividade.
  • Construção dos argumentos: como o grupo construiu seus argumentos e apresentou suas ideias.
  • Apresentação e comunicação: como o grupo se comunicou e apresentou suas ideias.
  • Desempenho geral: avaliação geral do desempenho do grupo na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
  • Dividir a turma em grupos e explicar a atividade.
  • Orientar os grupos na construção do template de avaliação por pares.
  • Acompanhar o trabalho dos grupos e tirar dúvidas.
  • Avaliar o desempenho dos grupos na atividade.

Ações do aluno

  • Dividir-se em grupos e escolher um líder para coordenar a atividade.
  • Pesquisar sobre a história do MST e sua participação política no Brasil.
  • Construir o template de avaliação por pares, definindo os critérios de avaliação.
  • Preparar a apresentação do grupo, utilizando recursos analógicos como cartazes, desenhos, etc.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o template construído.