Aula sobre O Mst E A Participacao Politica Campesina No Brasil
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social brasileiro que luta pela reforma agrária e pela justiça social no campo. Desde sua fundação, em 1984, o MST tem sido um importante protagonista na luta pela democratização do país e pela garantia dos direitos dos trabalhadores rurais. Nesta aula, vamos estudar a história do MST e sua participação política no Brasil.
Aprendizagem Baseada em Projetos
Etapa 1 - Apresentação do tema e formação dos grupos
Apresente o tema e explica a atividade. Em seguida, os alunos devem se dividir em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 2 - Pesquisa sobre o MST
Os grupos pesquisam sobre a história do MST e sua participação política no Brasil. Forneça subsídios para que eles possam fazer a pesquisa.Etapa 3 - Construção do template de avaliação por pares
Os grupos constroem o template de avaliação por pares, definindo os critérios de avaliação.Etapa 4 - Preparação da apresentação
Os grupos preparam a apresentação, utilizando recursos analógicos como cartazes, desenhos, etc.Etapa 5 - Apresentação dos grupos
Cada grupo apresenta sua pesquisa e suas ideias.Etapa 6 - Avaliação por pares
Os grupos avaliam o desempenho dos outros grupos utilizando o template construído.Etapa 7 - Avaliação final
Você deve avaliar o desempenho dos grupos na atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender a importância do MST na luta pela reforma agrária e pela justiça social no Brasil.
- Analisar a participação política do MST na história recente do país.
- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e de avaliação por pares.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a atividade.
- Construção dos argumentos: como o grupo construiu seus argumentos e apresentou suas ideias.
- Apresentação e comunicação: como o grupo se comunicou e apresentou suas ideias.
- Desempenho geral: avaliação geral do desempenho do grupo na atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
- Dividir a turma em grupos e explicar a atividade.
- Orientar os grupos na construção do template de avaliação por pares.
- Acompanhar o trabalho dos grupos e tirar dúvidas.
- Avaliar o desempenho dos grupos na atividade.
Ações do aluno
- Dividir-se em grupos e escolher um líder para coordenar a atividade.
- Pesquisar sobre a história do MST e sua participação política no Brasil.
- Construir o template de avaliação por pares, definindo os critérios de avaliação.
- Preparar a apresentação do grupo, utilizando recursos analógicos como cartazes, desenhos, etc.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o template construído.