Aula sobre O Mst E A Participacao Politica Campesina No Brasil
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social brasileiro que luta pela reforma agrária e pela justiça social no campo. Desde sua fundação, em 1984, o MST tem sido um importante protagonista na luta pela democratização do país e pela garantia dos direitos dos trabalhadores rurais. Nesta aula, vamos discutir a participação política do MST e sua importância na transformação da sociedade brasileira.
Aprendizagem entre pares
Etapa 1 - Apresentação do tema e contextualização
Apresente o tema e contextualize o assunto, explicando a importância do MST na luta pela reforma agrária e pela justiça social no campo.Etapa 2 - Divisão em grupos e explicação da metodologia
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares, mostrando como ela será aplicada na atividade.Etapa 3 - Pesquisa e discussão em grupo
Os grupos pesquisam e discutem o tema em grupo, construindo argumentos e ideias.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares
Cada grupo cria um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação.Etapa 5 - Apresentação dos argumentos e ideias
Cada grupo apresenta os argumentos e ideias do grupo de forma clara e objetiva.Etapa 6 - Avaliação por pares
Os grupos avaliam o desempenho dos outros grupos conforme os critérios estabelecidos.Etapa 7 - Discussão final
Conduza a discussão final, destacando os principais pontos abordados na atividade e estimulando a reflexão dos alunos sobre a importância do MST na transformação da sociedade brasileira.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender a importância do MST na luta pela reforma agrária e pela justiça social no campo.
- Analisar a participação política do MST e sua relação com as transformações da sociedade brasileira.
- Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a atividade.
- Construção dos argumentos: qualidade dos argumentos apresentados pelo grupo.
- Apresentação e comunicação: clareza e objetividade na apresentação dos argumentos.
- Desempenho geral: avaliação geral do desempenho do grupo.
- Participação individual: participação ativa de cada aluno no grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
- Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
- Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na atividade.
- Fornecer materiais de apoio, como textos e imagens, para que os grupos possam se informar sobre o tema.
- Orientar os grupos durante a atividade, tirando dúvidas e estimulando a participação de todos.
Ações do aluno
- Organizar o grupo e definir as funções de cada integrante.
- Pesquisar e discutir o tema em grupo, construindo argumentos e ideias.
- Criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação.
- Apresentar os argumentos e ideias do grupo de forma clara e objetiva.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos conforme os critérios estabelecidos.