Aula sobre O Mst E A Participacao Politica Campesina No Brasil
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é uma organização social que luta pela reforma agrária e pela justiça social no campo. Desde sua fundação, em 1984, o MST tem sido um importante protagonista na luta pela democratização do país e pela garantia dos direitos dos trabalhadores rurais. Nesta aula, vamos aprender sobre a história do MST e sua participação na política brasileira.
Gamificação
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e contextualize a história do MST e sua importância na luta pela reforma agrária e pela justiça social no campo.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do jogo de tabuleiro.Etapa 3 - Definição das regras do jogo
Cada grupo irá definir as regras do jogo, incluindo o número de jogadores, o objetivo do jogo e as ações que serão realizadas pelos jogadores.Etapa 4 - Criação do tabuleiro
Os grupos irão criar o tabuleiro do jogo, com 51 casas que representam os temas relacionados ao MST e à participação política campesina no Brasil.Etapa 5 - Criação dos cards de perguntas e ações
Cada grupo irá criar os cards de perguntas e ações que serão utilizados no jogo. As perguntas devem estar relacionadas aos temas abordados na aula e as ações devem ser desafios que os jogadores terão que cumprir.Etapa 6 - Teste do jogo
Os grupos irão testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks sobre a jogabilidade e a qualidade das perguntas e ações.Etapa 7 - Discussão final
Promova uma discussão final sobre a importância da participação política na construção de uma sociedade mais justa e sobre a história do MST e sua participação na política brasileira.
Intencionalidades pedagógicas
- Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de um jogo de tabuleiro.
- Promover a reflexão crítica sobre a importância da participação política na construção de uma sociedade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Qualidade das perguntas e ações presentes nos cards do jogo.
- Capacidade dos alunos em relacionar os temas abordados no jogo com a história do MST e a participação política campesina no Brasil.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar a história do MST e sua importância na luta pela reforma agrária e pela justiça social no campo.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do jogo de tabuleiro.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo.
- Promover a discussão final sobre a importância da participação política na construção de uma sociedade mais justa.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro.
- Criar perguntas e ações que estejam relacionadas aos temas abordados na aula.
- Testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks sobre a jogabilidade e a qualidade das perguntas e ações.