Aula sobre O Mst E A Participacao Politica Campesina No Brasil

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social brasileiro que luta pela reforma agrária e pela justiça social no campo. Desde sua fundação, em 1984, o MST tem sido um importante protagonista na luta pela democratização do país e pela garantia dos direitos dos trabalhadores rurais. Nesta aula, vamos explorar a história do MST e sua participação na política brasileira.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é o MST e sua importância na luta pela reforma agrária e pela justiça social no campo. Você pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar a história do movimento.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - História do MST

    Nesta estação, os alunos devem ler um texto sobre a história do MST e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. Você pode disponibilizar o texto em folhas impressas ou escritas/projetadas no quadro.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Participação política do MST

    Nesta estação, os alunos devem ler um texto sobre a participação política do MST e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. Você pode disponibilizar o texto em folhas impressas ou escritas/projetadas no quadro.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Nesta estação, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você pode fornecer exemplos de como preencher o template.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir suas avaliações e reflexões sobre a atividade. Você deve orientar a discussão e estimular a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Você deve fazer uma síntese da aula, destacando os principais pontos abordados e reforçando a importância do MST na luta pela reforma agrária e pela justiça social no campo.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Você deve encerrar a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância do tema para a compreensão da história e da sociedade brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a história do MST e sua importância na luta pela reforma agrária e pela justiça social no campo.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto.
  • Desenvolver habilidades de avaliação e reflexão sobre a atividade.

Critérios de avaliação

  • Compreensão da história do MST.
  • Respostas corretas às perguntas sobre o conteúdo.
  • Preenchimento correto dos campos Que bom, "Que pena", "Que tal".

Ações do professor

  • Disponibilizar o texto e as perguntas.
  • Orientar os alunos na leitura e interpretação do texto.
  • Corrigir as respostas e fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Ler o texto e responder às perguntas.
  • Participar da discussão sobre o conteúdo.