Aula sobre O Mst E A Participacao Politica Campesina No Brasil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social brasileiro que luta pela reforma agrária e pela justiça social no campo. Desde sua fundação, em 1984, o MST tem sido um importante protagonista na luta pela democratização do país e pela garantia dos direitos dos trabalhadores rurais. Nesta aula, vamos explorar a história do MST e sua participação na política brasileira.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione materiais de apoio, como livros, revistas, jornais e vídeos, que possam ajudar os alunos a entender o contexto histórico e político do MST. Você também deve preparar um roteiro para a aula, com as principais perguntas e tópicos a serem abordados.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explicar a importância do MST na história do Brasil. Você pode utilizar exemplos práticos, como notícias recentes sobre a luta pela reforma agrária, para contextualizar o assunto.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos devem receber o roteiro preparado pelo professor e criar um mapa conceitual sobre o MST e sua participação política no Brasil. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem trabalhar em grupos e utilizar os materiais de apoio selecionados por você para criar o mapa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma e discutir as principais ideias e conceitos relacionados ao MST e sua participação política no Brasil. Você deve mediar a discussão e incentivar a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os alunos devem participar de um debate sobre o papel do MST na política brasileira e sua importância para a luta pela reforma agrária e pela justiça social no campo. Você deve incentivar a participação de todos os alunos e mediar o debate.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e reforçar a importância do MST na história do Brasil e na luta pela democracia e justiça social.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem ser avaliados conforme suas participações durante a aula e qualidade de sua pesquisa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Participação ativa no debate.
  • Capacidade de relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989.

Ações do professor

  • Selecionar materiais de apoio relevantes para a aula.
  • Mediar a discussão em grupo e o debate.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos na aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o mapa conceitual.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e do debate.
  • Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989.