Aula sobre O Mundo Bipolar E A Guerra Fria

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Guerra Fria foi um período de tensão política e militar entre os Estados Unidos e a União Soviética após a Segunda Guerra Mundial. O mundo bipolar foi caracterizado pela divisão entre o bloco capitalista liderado pelos EUA e o bloco socialista liderado pela União Soviética. Essa divisão teve impactos significativos na política, economia e cultura de todo o mundo. Nesta aula, os alunos irão aplicar a metodologia Design Sprint desenvolvendo habilidades de análise crítica, pensamento criativo e resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o contexto histórico da Guerra Fria e explique a metodologia Design Sprint. Os alunos irão discutir o que já sabem sobre o assunto e o que eles gostariam de aprender.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos; eles devem definir um líder para cada grupo.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os grupos devem criar um mapa mental do tema "O Mundo Bipolar e a Guerra Fria". Eles irão usar lápis de cor e papel para desenhar e escrever suas ideias.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus mapas mentais e discutir as ideias entre si. Eles irão decidir quais ideias são mais relevantes para o modelo de Design Sprint e selecionar as cinco mais importantes.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os grupos devem criar um modelo de Design Sprint com cinco etapas; eles irão usar papel e canetas para criar um esboço do modelo.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus projetos finais para a turma e receber feedbacks dos demais.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor deve avaliar a qualidade dos projetos e a participação dos alunos durante todo o processo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica, pensamento criativo e resolução de problemas.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Estimular a criatividade e a inovação na resolução de problemas.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral.
  • Aplicar a metodologia Design Sprint.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
  • Qualidade do modelo de Design Sprint criado pelos grupos.
  • Habilidade dos alunos em aplicar o modelo em uma nova situação.
  • Clareza e objetividade na apresentação oral.
  • Trabalho em equipe e colaboração entre os alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o contexto histórico da Guerra Fria e explicar a metodologia Design Sprint.
  • Orientar os alunos durante a criação do mapa mental.
  • Fornecer feedback e orientação aos grupos durante todas as etapas da atividade.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos na discussão e criação do modelo.
  • Avaliar e fornecer feedback aos alunos sobre a qualidade do trabalho realizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas durante a criação do mapa mental.
  • Demonstrar habilidades de análise crítica, pensamento criativo e resolução de problemas.
  • Apresentar oralmente o modelo de Design Sprint criado pelo grupo.
  • Avaliar e fornecer feedback aos colegas sobre o trabalho realizado.