Aula sobre O Mundo Bipolar E A Guerra Fria

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Guerra Fria foi um período de tensão e conflito entre os Estados Unidos e a União Soviética, que durou de 1947 a 1991. Durante esse período o mundo estava dividido em dois blocos, liderados pelos dois países, e havia uma grande competição armamentista e ideológica entre eles. No Brasil, a Guerra Fria teve impactos significativos, como a influência dos Estados Unidos na política e economia do país e a perseguição a pessoas consideradas subversivas.

Nesta aula, vamos utilizar a metodologia Design Thinking para entender melhor a perspectiva dos diferentes atores envolvidos na Guerra Fria e como eles se relacionavam. Para isso, vamos criar um mapa de empatia e, a partir dessa compreensão mais profunda, discutir como a Guerra Fria afetou diferentes países e regiões do mundo.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema da Guerra Fria, explicando suas principais características, como a divisão do mundo em dois blocos, a corrida armamentista e a competição ideológica. É importante contextualizar o tema para que os alunos possam entender melhor seu significado e importância.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 3 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia

    Cada grupo recebe a tarefa de criar um mapa de empatia para um personagem envolvido na Guerra Fria, como um líder político, um soldado ou um cidadão comum.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos devem preencher os campos do mapa de empatia com base em sua pesquisa sobre a personagem e discutir suas percepções.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia para a turma e explicar as percepções que tiveram sobre o personagem escolhido.

  6. Etapa 6 - Análise dos impactos da Guerra Fria

    Com base nas informações levantadas pelos mapas de empatia, os alunos devem discutir em grupo como a Guerra Fria afetou diferentes países e regiões do mundo.

  7. Etapa 7 - Síntese e conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e conclua a atividade com uma reflexão sobre a importância de compreender as diferentes perspectivas envolvidas em conflitos históricos como a Guerra Fria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender as diferentes perspectivas envolvidas em conflitos históricos.
  • Estimular a análise crítica e a reflexão sobre as consequências de eventos históricos como a Guerra Fria.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar na construção de conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na apresentação dos mapas de empatia.
  • Capacidade dos alunos em compreender as diferentes perspectivas envolvidas na Guerra Fria e analisar seus impactos.
  • Capacidade em trabalhar em grupo e colaborar na construção de conhecimento.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema da Guerra Fria e explicar suas principais características.
  • Incentivar a discussão e o debate entre os grupos.
  • Estimular a análise crítica e a reflexão sobre as consequências da Guerra Fria.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre a personagem escolhida para o mapa de empatia.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da apresentação dos mapas de empatia.
  • Analisar os impactos da Guerra Fria em diferentes países e regiões do mundo.