Aula sobre O Mundo Bipolar E A Guerra Fria

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Guerra Fria foi um período de tensão entre os Estados Unidos e a União Soviética que durou cerca de 45 anos, após a Segunda Guerra Mundial. Durante esse período, os dois países competiram pela hegemonia mundial, cada um tentando expandir sua influência e impedir o avanço do outro. Essa tensão afetou o mundo inteiro e teve consequências significativas para a política, a economia e a cultura. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre o mundo bipolar e a Guerra Fria por meio da metodologia ativa Gamificação, na qual criarão um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é tornar a aula mais envolvente e didática, incentivando a participação de todos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da Guerra Fria e o conceito de mundo bipolar. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão uma breve explicação sobre a metodologia ativa Gamificação. Explique também que eles criarão um jogo de tabuleiro sobre o tema e cada grupo será responsável por uma parte do jogo.

  2. Etapa 2 - Planejamento do jogo

    Os grupos devem planejar e criar seu jogo de tabuleiro e, cada um, será responsável por uma parte desse jogo, que abordará um subtópico da Guerra Fria.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Eles devem explicar as regras, como jogar e o que cada parte do jogo representa. Os outros grupos jogarão o jogo e farão perguntas sobre o conteúdo abordado.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma discutirá os principais conceitos abordados nos jogos e como eles se relacionam com a Guerra Fria.

  5. Etapa 5 - Atividade individual

    Os alunos deverão escrever um texto sobre o que aprenderam na aula e como a metodologia ativa Gamificação ajudou a tornar o conteúdo mais interessante.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada aluno apresentará seu texto para a turma. O professor irá guiar a apresentação e fazer perguntas para estimular a reflexão.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor fará uma conclusão sobre a aula e reforça os principais conceitos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender as diferentes perspectivas envolvidas em conflitos históricos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de planejamento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro.
  • Qualidade do jogo criado.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Qualidade do texto produzido.
  • Apresentação clara e objetiva do texto.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia ativa Gamificação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Guiar a discussão em grupo.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.
  • Fazer uma conclusão clara sobre a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo de tabuleiro.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Produzir um texto de qualidade.
  • Apresentar o texto de forma clara e objetiva.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão dos colegas.