Aula sobre O Mundo Bipolar E A Guerra Fria

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "O Mundo Bipolar e a Guerra Fria" é fundamental para entendermos a história contemporânea do mundo. A Guerra Fria foi um período de tensão e conflito entre os Estados Unidos e a União Soviética, que se estendeu por várias décadas. Ela teve impacto em todo o mundo, incluindo a América Latina e a África. É importante que os estudantes compreendam o que foi a Guerra Fria, seus principais eventos e as consequências para o mundo atual. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de júri para debaterem o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor fará uma breve introdução sobre o tema e explicará como será a metodologia utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação. O professor explicará as funções de cada grupo e distribuirá um roteiro com as informações necessárias para a atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos terão um tempo para pesquisar sobre o tema e seus subtópicos. O professor pode disponibilizar materiais impressos ou digitais para poderem se aprofundar no assunto. Eles devem buscar informações que sustentem seus argumentos e que possam ser utilizadas durante o debate.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor devem preparar seus argumentos. Eles devem se basear nas informações pesquisadas e preparar um discurso que defenda ou refute a Guerra Fria e seus principais eventos. A banca julgadora deve se preparar para avaliar os argumentos apresentados.

  5. Etapa 5 - Defesa

    O grupo defensor e o grupo opositor farão seus discursos e apresentarão seus argumentos.

  6. Etapa 6 - Debate

    A banca julgadora avaliará os argumentos apresentados e fará perguntas para os grupos. O grupo de observação deve prestar atenção e fazer anotações sobre os argumentos apresentados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor fará uma conclusão sobre o tema e os alunos terão um tempo para fazer perguntas e comentários sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender as diferentes perspectivas envolvidas em conflitos históricos.
  • Estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema.
  • Estimular a argumentação e o pensamento crítico.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar seus argumentos de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Coerência dos argumentos apresentados.
  • Qualidade das informações pesquisadas.
  • Habilidade de apresentação dos argumentos.
  • Participação e cooperação do grupo.
  • Habilidade de responder às perguntas da banca julgadora.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia utilizada na aula.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa e estudo.
  • Estimular a participação e a cooperação dos alunos.
  • Fazer perguntas para estimular o pensamento crítico dos alunos.
  • Avaliar a participação dos alunos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema.
  • Preparar argumentos claros e objetivos.
  • Participar ativamente do debate.
  • Responder às perguntas da banca julgadora.
  • Fazer anotações sobre os argumentos apresentados.