Aula sobre O Mundo Bipolar E A Guerra Fria
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "O Mundo Bipolar e a Guerra Fria" é fundamental para entendermos a história contemporânea do mundo. A Guerra Fria foi um período de tensão e conflito entre os Estados Unidos e a União Soviética, que se estendeu por várias décadas. Ela teve impacto em todo o mundo, incluindo a América Latina e a África. É importante que os estudantes compreendam o que foi a Guerra Fria, seus principais eventos e as consequências para o mundo atual. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de júri para debaterem o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
O professor fará uma breve introdução sobre o tema e explicará como será a metodologia utilizada na aula.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação. O professor explicará as funções de cada grupo e distribuirá um roteiro com as informações necessárias para a atividade.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos terão um tempo para pesquisar sobre o tema e seus subtópicos. O professor pode disponibilizar materiais impressos ou digitais para poderem se aprofundar no assunto. Eles devem buscar informações que sustentem seus argumentos e que possam ser utilizadas durante o debate.Etapa 4 - Preparação dos argumentos
Os grupos defensor e opositor devem preparar seus argumentos. Eles devem se basear nas informações pesquisadas e preparar um discurso que defenda ou refute a Guerra Fria e seus principais eventos. A banca julgadora deve se preparar para avaliar os argumentos apresentados.Etapa 5 - Defesa
O grupo defensor e o grupo opositor farão seus discursos e apresentarão seus argumentos.Etapa 6 - Debate
A banca julgadora avaliará os argumentos apresentados e fará perguntas para os grupos. O grupo de observação deve prestar atenção e fazer anotações sobre os argumentos apresentados.Etapa 7 - Conclusão
O professor fará uma conclusão sobre o tema e os alunos terão um tempo para fazer perguntas e comentários sobre a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender as diferentes perspectivas envolvidas em conflitos históricos.
- Estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema.
- Estimular a argumentação e o pensamento crítico.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar seus argumentos de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Coerência dos argumentos apresentados.
- Qualidade das informações pesquisadas.
- Habilidade de apresentação dos argumentos.
- Participação e cooperação do grupo.
- Habilidade de responder às perguntas da banca julgadora.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia utilizada na aula.
- Disponibilizar materiais para pesquisa e estudo.
- Estimular a participação e a cooperação dos alunos.
- Fazer perguntas para estimular o pensamento crítico dos alunos.
- Avaliar a participação dos alunos e dar feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema.
- Preparar argumentos claros e objetivos.
- Participar ativamente do debate.
- Responder às perguntas da banca julgadora.
- Fazer anotações sobre os argumentos apresentados.