Aula sobre O Mundo Bipolar E A Guerra Fria
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A Guerra Fria foi um período de tensão política e militar entre os Estados Unidos e a União Soviética, que durou de 1947 a 1991. Esse conflito teve impactos significativos na geopolítica mundial e na vida das pessoas em todo o mundo. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por Estações para explorar o tema. Os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá realizar uma atividade diferente relacionada ao tema. O objetivo é que desenvolvam a habilidade de aplicar conceitos de Estado, nação, território, governo e país para entender conflitos e tensões na contemporaneidade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da Guerra Fria e explique o contexto histórico em que ocorreu. Em seguida, explique a metodologia de Rotação por Estações e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 6pessoas.Etapa 3 - Estação 1 - Mapa Múndi
Nesta estação, os alunos irão trabalhar com um mapa-múndi e identificar os países que faziam parte do bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos e os países que faziam parte do bloco socialista liderado pela União Soviética. Em seguida, irão discutir as implicações políticas e econômicas desses blocos.Etapa 4 - Estação 2 - Propaganda
Nesta estação, os alunos irão analisar propagandas criadas pelos Estados Unidos e pela União Soviética durante a Guerra Fria. Eles irão discutir como essas propagandas foram usadas para influenciar a opinião pública e promover a ideologia de cada bloco.Etapa 5 - Estação 3 - Conflitos
Nesta estação, os alunos irão estudar alguns dos principais conflitos que ocorreram durante a Guerra Fria, como a Crise dos Mísseis de Cuba e a Guerra do Vietnã. Eles irão discutir as causas desses conflitos e as consequências para a geopolítica mundial.Etapa 6 - Síntese
Faça uma síntese das informações pesquisadas pelos alunos.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá reunir a turma e fazer uma conclusão das atividades realizadas em cada estação. Em seguida, irá propor uma discussão sobre como os conceitos de Estado, nação, território, governo e país foram aplicados durante a Guerra Fria.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e interpretação de mapas e propaganda.
- Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre conflitos e tensões geopolíticas.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Capacidade de análise e interpretação de mapas e propaganda.
- Habilidade de aplicar conceitos de Estado, nação, território, governo e país para entender conflitos e tensões geopolíticas.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia de Rotação por Estações.
- Fazer intervenções pontuais para estimular a participação e o engajamento dos alunos.
- Fazer sínteses e conexões entre as atividades realizadas em cada estação.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Analisar e interpretar mapas e propaganda.
- Aplicar conceitos de Estado, nação, território, governo e país para entender conflitos e tensões geopolíticas.