Aula sobre O Mundo Bipolar E A Guerra Fria

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos aprender sobre o mundo bipolar e a Guerra Fria, um período de tensão política e militar entre os Estados Unidos e a União Soviética que durou de 1947 a 1991. É importante entender este período para compreender as tensões geopolíticas da atualidade. Para tornar a aula mais dinâmica e participativa, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    O professor irá apresentar o tema da aula, contextualizando-o e explicando sua importância para a compreensão das tensões geopolíticas atuais. Serão utilizados exemplos práticos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos terão acesso a um material de estudo prévio, como vídeos e textos para poderem se aprofundar no tema. O professor deverá disponibilizar esses materiais com antecedência e orientar os alunos sobre o que deverá ser estudado.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos se dividirão em grupos de 4 a 5 pessoas e discutirão o material estudado, com a orientação do professor. Cada grupo deverá criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo apresentará seu modelo e discutirá os resultados da Dinâmica dos 3 Qs. O professor poderá fazer perguntas e comentários para aprofundar o tema.

  5. Etapa 5 - Síntese do tema

    Faça uma síntese do tema, destacando os principais pontos abordados na aula e relacionando-os com a atualidade.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos farão uma autoavaliação utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs. O professor também poderá utilizar esse modelo para avaliar o desempenho dos estudantes na atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve encerramento, destacando a importância do tema e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na construção do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Compreensão do tema e dos conceitos abordados.
  • Habilidade de argumentação e expressão oral.

Ações do professor

  • Disponibilizar com antecedência os materiais de estudo prévio.
  • Orientar os alunos durante a discussão em grupo e a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer perguntas e comentários para aprofundar o tema durante a apresentação dos modelos.

Ações do aluno

  • Estudar o material prévio com atenção.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma autoavaliação utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.