O Muro de Berlim

Para entender a divisão do mundo entre Ocidente e Oriente, vamos relembrar um dos fatos marcantes pós-guerra que foi a construção e a queda do Muro de Berlim. Para isso, acompanhe o vídeo dessa aula de Geografia. Bons estudos!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa errada sobre o Muro de Berlim:

    A) Foi construído em 1961 pra separar a cidade de Berlim em duas partes: Berlim Ocidental (capitalista) e Berlim Oriental (socialista).

    B) Foi construído por Adolf Hitler, que dividiu Berlim em duas partes pra separar os judeus dos alemães.

    C) A queda do Muro de Berlim aconteceu em 10 de novembro de 1989 e é um dos marcos do final da Guerra Fria.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Thinking:

    O Muro de Berlim foi construído em 1961 para separar a Alemanha Oriental, controlada pelos soviéticos, da Alemanha Ocidental, controlada pelos Estados Unidos e seus aliados. O muro foi um símbolo da Guerra Fria e da divisão do mundo em blocos ideológicos opostos. O muro foi derrubado em 1989, mas ainda é lembrado como um momento significativo da história mundial. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Muro de Berlim e suas implicações históricas, políticas e sociais. Eles irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, a fim de entender as diferentes perspectivas envolvidas na construção e queda do muro.
    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    O Muro de Berlim foi um dos símbolos mais marcantes da Guerra Fria, que dividiu o mundo em dois blocos ideológicos e políticos. A queda do muro, em 1989, marcou o fim desse período histórico e abriu caminho para a reunificação da Alemanha e para o fortalecimento da democracia em muitos países do Leste Europeu. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a construção, queda e consequências do Muro de Berlim, utilizando a metodologia ativa Design Sprint para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, eles irão criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, que irá ajudá-los a organizar suas ideias e a desenvolver suas habilidades de análise e síntese.
    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    O Muro de Berlim foi uma das construções mais emblemáticas do século XX. Ele representou a divisão da cidade de Berlim e do mundo em dois blocos ideológicos: o Ocidente capitalista e o Oriente comunista. O muro foi erguido em 1961, durante a Guerra Fria, e só foi derrubado em 1989, após a queda do regime comunista na Alemanha Oriental. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história do Muro de Berlim e suas consequências para a ordem mundial do pós-guerra. A metodologia Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos criem um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias, a fim de aprofundar o tema.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    O Muro de Berlim foi construído em 1961 para separar a cidade de Berlim em duas partes: a parte ocidental, controlada pelos países aliados, e a parte oriental, controlada pela União Soviética. A construção do muro foi uma consequência da Guerra Fria e da divisão do mundo em dois blocos: o capitalista liderado pelos Estados Unidos e o socialista liderado pela União Soviética. A aula será trabalhada com a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
    Atividade completa
  7. 7. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O Muro de Berlim foi um dos símbolos da Guerra Fria, que dividiu o mundo em dois blocos: o capitalista liderado pelos Estados Unidos e o socialista liderado pela União Soviética. O muro foi construído em 1961 para impedir a fuga de pessoas da Alemanha Oriental para a Alemanha Ocidental. Ele se tornou um símbolo da opressão e da falta de liberdade. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir sobre o Muro de Berlim e seus impactos na ordem mundial do pós-guerra. Os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  8. 8. Gamificação:

    O Muro de Berlim foi construído em 1961 para separar a cidade de Berlim em duas partes: a Ocidental, controlada pelos países democráticos, e a Oriental, controlada pela União Soviética. O muro foi um símbolo da Guerra Fria e da divisão entre o mundo capitalista e o mundo socialista. A queda do muro em 1989 foi um marco histórico e um momento importante na história mundial. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Gamificação para que os alunos criem um mapa de registro de um jogo sobre o tema, desenvolvendo habilidades analíticas e criativas.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: