Aula sobre O Muro De Berlim

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Muro de Berlim foi um dos símbolos mais marcantes da Guerra Fria, que dividiu o mundo em dois blocos ideológicos e políticos. A queda do muro, em 1989, marcou o fim desse período histórico e abriu caminho para a reunificação da Alemanha e para o fortalecimento da democracia em muitos países do Leste Europeu. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a construção, queda e consequências do Muro de Berlim, utilizando a metodologia ativa Design Sprint para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, eles irão criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, que irá ajudá-los a organizar suas ideias e a desenvolver suas habilidades de análise e síntese.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o contexto histórico da Guerra Fria, explicando os principais conflitos e tensões entre os Estados Unidos e a União Soviética. Contextualize a construção do Muro de Berlim explicando suas causas e consequências. Os alunos deverão fazer anotações e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Oriente os alunos a realizar uma pesquisa sobre o Muro de Berlim, buscando informações em livros, jornais, revistas e sites confiáveis.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    A partir da pesquisa, cada grupo deverá elaborar um esboço do que pretende apresentar, destacando os pontos mais importantes e relevantes.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Os grupos irão se reunir e discutir os esboços elaborados, escolhendo as ideias mais relevantes e coesas. Eles deverão debater sobre as informações encontradas e selecionar aquelas que melhor representam o tema.

  6. Etapa 6 - Prototipar

    Com as ideias selecionadas, os grupos irão criar um protótipo de apresentação, utilizando recursos como slides, vídeos, cartazes e maquetes. Eles deverão trabalhar em conjunto para elaborar uma apresentação clara e objetiva, que possa ser compreendida por todos.

  7. Etapa 7 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus protótipos para a turma, utilizando a metodologia Design Sprint para explicar o processo de criação e as ideias selecionadas.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conclua essa aula dando feedback das apresentações e peça para os demais colegas fazer o mesmo, com objetivo de aprimorar suas apresentações e desenvolver suas habilidades de comunicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e síntese dos alunos;
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações confiáveis;
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e de comunicação;
  • Fomentar a criatividade e a inovação;
  • Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre temas históricos e políticos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade das pesquisas realizadas e das informações selecionadas;
  • Clareza e objetividade das apresentações realizadas;
  • Habilidade de comunicação dos alunos;
  • Capacidade de reflexão crítica sobre o tema abordado.

Ações do professor

  • Apresentar o contexto histórico e político da Guerra Fria e do Muro de Berlim;
  • Orientar os alunos na pesquisa e seleção de informações confiáveis;
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Proporcionar feedbacks construtivos e incentivar o desenvolvimento das habilidades dos alunos;
  • Mediar os debates e as discussões, buscando garantir um ambiente de respeito e cooperação.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre o Muro de Berlim e selecionar informações relevantes;
  • Trabalhar em grupo para elaborar um esboço e um protótipo de apresentação;
  • Apresentar seus trabalhos para a turma e receber feedbacks construtivos;
  • Participar ativamente das discussões e debates, respeitando as opiniões dos colegas;
  • Desenvolver suas habilidades de comunicação e reflexão crítica sobre o tema abordado.