Aula sobre O Muro De Berlim

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Muro de Berlim foi construído em 1961 para separar a Alemanha Oriental, controlada pelos soviéticos, da Alemanha Ocidental, controlada pelos Estados Unidos e seus aliados. O muro foi um símbolo da Guerra Fria e da divisão do mundo em blocos ideológicos opostos. O muro foi derrubado em 1989, mas ainda é lembrado como um momento significativo da história mundial. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Muro de Berlim e suas implicações históricas, políticas e sociais. Eles irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, a fim de entender as diferentes perspectivas envolvidas na construção e queda do muro.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula contextualizando o tema e explicando a metodologia Design Thinking. Apresente imagens e vídeos sobre o Muro de Berlim e sua construção. Informe como será desenvolvida a atividade proposta.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 alunos.

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia

    Em grupos os alunos deverão criar um mapa de empatia sobre o Muro de Berlim,preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Circule pela sala para ajudar os alunos a responder a dúvidas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos compartilham seus mapas de empatia com a turma e discutem as diferentes perspectivas sobre o Muro de Berlim. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular o debate.

  5. Etapa 5 - Análise de documentos

    Distribua documentos históricos sobre o Muro de Berlim, como fotos, cartas e notícias. Os alunos analisam esses documentos e discutem como eles ajudam a entender o contexto histórico da construção e queda do muro.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresenta seu mapa de empatia e suas conclusões sobre o Muro de Berlim. Avalie a apresentação e faça comentários construtivos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula resumindo os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a refletir sobre o aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise histórica e contextualização;
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre temas complexos;
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração;
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e construtiva nas discussões em grupo;
  • Qualidade do mapa de empatia e das conclusões apresentadas;
  • Coerência na análise dos documentos históricos;
  • Clareza e objetividade na apresentação oral.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e explicar a metodologia Design Thinking;
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos;
  • Fazer perguntas para estimular o debate e a reflexão;
  • Avaliar as apresentações e fazer comentários construtivos;
  • Encorajar a reflexão sobre o que foi aprendido.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa;
  • Criar um mapa de empatia sobre o Muro de Berlim;
  • Analisar documentos históricos e discutir suas conclusões;
  • Apresentar suas conclusões de forma clara e objetiva;
  • Refletir sobre o que foi aprendido durante a aula.