Aula sobre O Muro De Berlim

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Muro de Berlim foi construído em 1961 para separar a cidade de Berlim em duas partes: a Ocidental, controlada pelos países democráticos, e a Oriental, controlada pela União Soviética. O muro foi um símbolo da Guerra Fria e da divisão entre o mundo capitalista e o mundo socialista. A queda do muro em 1989 foi um marco histórico e um momento importante na história mundial. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Gamificação para que os alunos criem um mapa de registro de um jogo sobre o tema, desenvolvendo habilidades analíticas e criativas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema: “Muro de Berlim” e sua importância histórica, contextualize com imagens ouvídeos. Façaperguntas aos alunos para verificar o conhecimento prévio sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Introdução à Gamificação

    Apresente a metodologia da Gamificação e sua aplicação. Exemplifique apresentando jogos educativos e seus benefícios para o aprendizado.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Cada grupo deverá produzir um jogo sobre o Muro de Berlim.

  5. Etapa 5 - Criação do mapa de registro

    Após a produção do jogo, oriente os alunos a criar um mapa de registro. Cada grupo deverá preencher os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? Os grupos terão acesso a materiais como livros, artigos e vídeos para ajudar na criação do jogo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo e explicará como ele funciona. Os alunos poderão jogar os jogos criados pelos outros grupos e dar feedback sobre eles.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as diferenças e semelhanças entre os jogos criados. Faça perguntas para estimular a reflexão e a análise dos alunos sobre o tema.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Realize a conclusão sobre a aula e reforce a importância da Gamificação como uma metodologia ativa para o aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade analítica dos alunos
  • Estimular a criatividade dos alunos
  • Trabalhar a colaboração entre os alunos

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo
  • Coerência entre os campos do mapa de registro
  • Clareza na apresentação do jogo
  • Participação na discussão em grupo
  • Feedback construtivo sobre os jogos dos outros grupos

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva
  • Estimular a criação de jogos criativos
  • Incentivar a participação de todos os alunos
  • Estimular a reflexão e a análise dos alunos sobre o tema
  • Dar feedback construtivo sobre os jogos criados pelos alunos

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo
  • Colaborar com o grupo
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva
  • Participar da discussão em grupo
  • Dar feedback construtivo sobre os jogos dos outros grupos