Aula sobre O Muro De Berlim
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Muro de Berlim foi um dos símbolos da Guerra Fria, que dividiu o mundo em dois blocos: o capitalista liderado pelos Estados Unidos e o socialista liderado pela União Soviética. O muro foi construído em 1961 para impedir a fuga de pessoas da Alemanha Oriental para a Alemanha Ocidental. Ele se tornou um símbolo da opressão e da falta de liberdade. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir sobre o Muro de Berlim e seus impactos na ordem mundial do pós-guerra. Os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema aos alunos, apresentando objetivo da aula.Utilize imagens e vídeos para contextualizar o tema e despertar o interesse dos alunos.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.Etapa 3 - Debate em grupo
Oriente os grupos a discutirem sobre o tema e subtópicos relacionados. Cada grupo deve ter um líder e um secretário para registrar as ideias do grupo. Esteja àdisposição para orientar os grupos e estimular a participação de todos.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo apresenta suas ideias e opiniões sobre o tema e seus subtópicos. Estimuleo debate e a troca de ideias entre os grupos.Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos criam um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do template.Etapa 6 - Avaliação dos grupos
Os grupos avaliam uns aos outros utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior. Oriente os alunos na avaliação e estimule a reflexão sobre o processo de aprendizagem.Etapa 7 - Conclusão
Realize uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Estimule os alunos a expressarem suas opiniões e tirar dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre um tema histórico e sua influência na ordem mundial do pós-guerra.
- Estimular a participação e o trabalho em equipe dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de criação de critérios de avaliação para avaliar o próprio trabalho e o trabalho dos colegas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate em grupo.
- Criação de ideias e opiniões coerentes com o tema e seus subtópicos.
- Utilização adequada do template de avaliação por rubrica para avaliar o próprio trabalho e o trabalho dos colegas.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
- Estimular a participação e o debate em grupo.
- Orientar os alunos na avaliação utilizando o template de avaliação por rubrica.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar ideias e opiniões coerentes com o tema e seus subtópicos.
- Utilizar adequadamente o template de avaliação por rubrica para avaliar o próprio trabalho e o trabalho dos colegas.