Aula sobre O Muro De Berlim

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Muro de Berlim foi uma das construções mais emblemáticas do século XX. Ele representou a divisão da cidade de Berlim e do mundo em dois blocos ideológicos: o Ocidente capitalista e o Oriente comunista. O muro foi erguido em 1961, durante a Guerra Fria, e só foi derrubado em 1989, após a queda do regime comunista na Alemanha Oriental. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história do Muro de Berlim e suas consequências para a ordem mundial do pós-guerra. A metodologia Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos criem um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias, a fim de aprofundar o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema o tema aos alunos, contextualizando-o no período histórico em que ocorreu. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o assunto.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Em casa os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre o tema: O muro de Berlim.

  3. Etapa 3 - Elaboração do Mapa conceitual

    Em sala de aula, oriente os alunos a criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade cada. Disponibilize materiais de apoio para a pesquisa, como livros, artigos e vídeos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Mapas Conceituais

    Cada aluno deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias e sub-ideias escolhidas e como elas se relacionam com o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre o tema, utilizando os mapas conceituais como base. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os trabalhos dos colegas.

  6. Etapa 6 - Exemplos Práticos

    Apresente exemplos de como o Muro de Berlim afetou a vida das pessoas no período em que existiu e como suas consequências ainda são sentidas nos dias de hoje.

  7. Etapa 7 - Reflexão Final

    Conclua essa aula com uma reflexão sobre o que os alunos aprenderam e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a situação do Brasil e outros países da América Latina e África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de elaboração de mapas conceituais e a organização de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação dos mapas conceituais.
  • Qualidade do mapa conceitual criado.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Participação na reflexão final.
  • Habilidade de análise crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
  • Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa.
  • Conduzir a discussão em grupo de forma a estimular a participação de todos os alunos.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.
  • Estimular a reflexão final dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em casa e criar um mapa conceitual.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Fazer perguntas e comentários sobre os trabalhos dos colegas.
  • Participar da reflexão final.
  • Demonstrar habilidade de análise crítica sobre o tema.