Aula sobre O Muro De Berlim
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Muro de Berlim foi uma das construções mais emblemáticas do século XX. Ele representou a divisão da cidade de Berlim e do mundo em dois blocos ideológicos: o Ocidente capitalista e o Oriente comunista. O muro foi erguido em 1961, durante a Guerra Fria, e só foi derrubado em 1989, após a queda do regime comunista na Alemanha Oriental. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história do Muro de Berlim e suas consequências para a ordem mundial do pós-guerra. A metodologia Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos criem um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias, a fim de aprofundar o tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema o tema aos alunos, contextualizando-o no período histórico em que ocorreu. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o assunto.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Em casa os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre o tema: O muro de Berlim.Etapa 3 - Elaboração do Mapa conceitual
Em sala de aula, oriente os alunos a criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade cada. Disponibilize materiais de apoio para a pesquisa, como livros, artigos e vídeos.Etapa 4 - Apresentação dos Mapas Conceituais
Cada aluno deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias e sub-ideias escolhidas e como elas se relacionam com o tema.Etapa 5 - Discussão em Grupo
Conduza uma discussão em grupo sobre o tema, utilizando os mapas conceituais como base. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os trabalhos dos colegas.Etapa 6 - Exemplos Práticos
Apresente exemplos de como o Muro de Berlim afetou a vida das pessoas no período em que existiu e como suas consequências ainda são sentidas nos dias de hoje.Etapa 7 - Reflexão Final
Conclua essa aula com uma reflexão sobre o que os alunos aprenderam e como isso pode ser aplicado em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a situação do Brasil e outros países da América Latina e África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de elaboração de mapas conceituais e a organização de ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação dos mapas conceituais.
- Qualidade do mapa conceitual criado.
- Participação na discussão em grupo.
- Participação na reflexão final.
- Habilidade de análise crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
- Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa.
- Conduzir a discussão em grupo de forma a estimular a participação de todos os alunos.
- Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.
- Estimular a reflexão final dos alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa em casa e criar um mapa conceitual.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Fazer perguntas e comentários sobre os trabalhos dos colegas.
- Participar da reflexão final.
- Demonstrar habilidade de análise crítica sobre o tema.