O navio negreiro

Vamos retomar a história de Mahommah Gardo Baquaqua e ler um pouco mais de seu relato nessa aula de História. Vamos aprender sobre a composição de um navio negreiro... 👩‍🏫


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O Navio Negreiro, que era também chamado de Navio Tumbeiro, foi uma peça fundamental durante o regime escravista. Selecione a alternativa certa sobre o Navio Negreiro:

    A) Eram responsáveis por fazer a travessia das pessoas que seriam escravizadas aqui no Brasil.

    B) Eram os navios que levavam os filhos de escravizados de volta para a África.

    C) Os navios negreiros traziam as pessoas escravizadas da África para o Brasil. Nesses navios, elas eram separadas por sexo, idade e etnia.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    O temao navio negreiro é um assunto importante para entendermos a história da escravidão no Brasil e no mundo. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos criem um mapa conceitual sobre o tema, com ideias centrais e sub-ideias. Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos de como a escravidão ainda está presente em nossa sociedade, como no trabalho escravo em fazendas e em indústrias têxteis. É importante que os alunos entendam a gravidade do tema e como ele afeta a vida de muitas pessoas até hoje.
    Atividade completa
  4. 4. Gamificação:

    O tráfico de escravos foi uma das maiores atrocidades da história da humanidade. Milhões de africanos foram capturados e vendidos como escravos para trabalhar em plantações e minas nas Américas. O navio negreiro era o meio de transporte utilizado para levar essas pessoas da África para as Américas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o navio negreiro e como ele era utilizado nesse período. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos estudantes em analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
    Atividade completa
  5. 5. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A aula sobreo navio negreiro tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases. Também objetiva identificar os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados. O tema é importante para entendermos a história do Brasil e a formação da sociedade brasileira. Além disso, é fundamental para compreendermos a luta contra o racismo e a discriminação racial. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    A aula sobre o navio negreiro apresenta aos alunos a dinâmica do comércio de escravos no Brasil e suas consequências sociais, políticas e econômicas. O tema é importante para entendermos a história do nosso país e como a escravidão afetou a vida de milhões de pessoas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema. Além disso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como imagens, vídeos e textos.
    Atividade completa
  7. 7. Estudo de Caso:

    O tema o navio negreiro é um assunto importante para ser discutido em sala de aula, pois se trata de um período histórico marcado pela escravidão e exploração de pessoas. É importante que os alunos compreendam como esse processo aconteceu e quais foram as consequências para a sociedade. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para os alunos analisarem o contexto histórico e social da época, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico de escravos e as regiões africanas de procedência dos escravizados. A atividade proposta será a criação de infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade, para disseminar a informação e conscientizar as pessoas sobre a importância de combater o racismo e a discriminação.
    Atividade completa
  8. 8. Design Thinking:

    A aula sobre o navio negreiro desenvolve a habilidade dos alunos em analisar os mecanismos e dinâmicas do comércio de escravizados, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados. O tema é de extrema importância para a compreensão da história do Brasil e da África, além de ser um assunto atual, já que ainda existem formas de escravidão no mundo. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para os alunos poderem criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as perspectivas dos envolvidos no comércio de escravizados.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: