Aula sobre O Navio Negreiro

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre o navio negreiro desenvolve a habilidade dos alunos em analisar os mecanismos e dinâmicas do comércio de escravizados, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados. O tema é de extrema importância para a compreensão da história do Brasil e da África, além de ser um assunto atual, já que ainda existem formas de escravidão no mundo. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para os alunos poderem criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as perspectivas dos envolvidos no comércio de escravizados.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema o navio negreiro e contextualize a importância do assunto para a história do Brasil e da África.

  2. Etapa 2 - Análise de documentos históricos

    Apresente documentos históricos, como cartas de escravos e relatos de viajantes, para os alunos poderem analisar e entender melhor o contexto do comércio de escravizados.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como “O que ele pensa e sente?”, “O que ele escuta?”, “O que ele fala e faz?”, “O que ele vê?”, “Dores” e “Ganhos”. O objetivo é que os alunos possam entender melhor as perspectivas dos envolvidos no comércio de escravizados.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Medie a discussão dos alunos em grupo sobre as informações coletadas no mapa de empatia. Eles devem compartilhar suas descobertas com a turma.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos irão debater em grupo sobre as informações apresentadas nos documentos históricos e compartilhar suas opiniões com a turma.

  6. Etapa 6 - Produção de texto

    Os alunos irão produzir um texto sobre o comércio de escravizados, utilizando as informações coletadas no mapa de empatia e nos documentos históricos.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos textos

    Os alunos irão apresentar seus textos para a turma e discutir sobre as diferentes perspectivas apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os mecanismos e dinâmicas do comércio de escravizados.
  • Estimular a empatia e a compreensão das diferentes perspectivas envolvidas no comércio de escravizados.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos argumentativos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia criado.
  • Qualidade do texto produzido.
  • Clareza e objetividade na apresentação do texto.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do assunto.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Apresentar documentos históricos para análise dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Avaliar os trabalhos produzidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Produzir um texto argumentativo.
  • Apresentar o texto produzido para a turma.
  • Avaliar os trabalhos dos colegas.