Aula sobre O Navio Negreiro
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O tráfico de escravos foi uma das maiores atrocidades da história da humanidade. Milhões de africanos foram capturados e vendidos como escravos para trabalhar em plantações e minas nas Américas. O navio negreiro era o meio de transporte utilizado para levar essas pessoas da África para as Américas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o navio negreiro e como ele era utilizado nesse período. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos estudantes em analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualizar o tráfico de escravos. Em seguida, explique a metodologia utilizada na aula e como ela será aplicada. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá receber um kit com materiais para criar o jogo de tabuleiro.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre o navio negreiro e o tráfico de escravos. Eles deverão buscar informações sobre como os escravos eram transportados, as condições dos navios, as rotas utilizadas, entre outros aspectos relevantes. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos irão criar o jogo de tabuleiro. Eles deverão definir as regras, criar o tabuleiro com 51 casas, desenhar os pinos e o dado, e elaborar os cards de perguntas e ações. Auxilie os alunos na criação do jogo e irá fornecer materiais como cartolinas, canetas, lápis de cor, entre outros.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma. Eles deverão explicar as regras, mostrar o tabuleiro e os cards de perguntas e ações.Etapa 5 - Teste do jogo
Os grupos irão testar os jogos criados pelos outros grupos. Cada grupo irá jogar o jogo criado por outro grupo e avaliar a jogabilidade, as regras e a qualidade das perguntas e ações.Etapa 6 - Discussão
Os alunos irão discutir sobre o que aprenderam durante a atividade. Medie a discussão e incentive os alunos a compartilharem suas descobertas e opiniões.Etapa 7 - Reflexão
Os alunos irão refletir sobre a atividade e sobre o que aprenderam. Eles deverão escrever um pequeno texto sobre o que acharam da atividade e sobre o que aprenderam.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise dos mecanismos e dinâmicas do comércio de escravos.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a pesquisa e a reflexão crítica sobre um tema histórico relevante.
Critérios de avaliação
- Qualidade das perguntas e ações criadas pelos alunos.
- Jogabilidade e clareza das regras do jogo.
- Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o tráfico de escravos.
- Auxiliar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Mediar a discussão e a reflexão sobre a atividade.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o navio negreiro e o tráfico de escravos.
- Criar o jogo de tabuleiro.
- Testar e avaliar os jogos criados pelos outros grupos.