Aula sobre O Navio Negreiro
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com a história do Brasil. Utilize exemplos práticos, como imagens e vídeos, para ilustrar a dinâmica do comércio de escravos.Etapa 2 - Rotação por Estações
Organize a turma em quatro grupos e explique que irão realizar uma atividade em circuito, chamada de estações. Explique que em cada estação haverá uma atividade com começo, meio e fim, e que as estações são independentes uma das outras. Defina com os alunos o tempo que ficarão em cada estação e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:Estação 1 - Mapa do comércio de escravos:
Nessa estação, eles terão acesso a um mapa do comércio de escravos e deverão identificar as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados. Para isso, serão fornecidas informações sobre as rotas de comércio e as principais regiões de origem dos escravos.
Estação 2 - O navio negreiro:
Os alunos terão acesso a um texto sobre o navio negreiro e deverão responder a perguntas sobre a dinâmica do transporte de escravos. Forneça informações sobre as condições de vida dos escravos durante a viagem e as consequências para a saúde física e mental dos escravos.
Estação 3 - Consequências:
Disponibilize um texto sobre as consequências do comércio de escravos para a sociedade brasileira. Os estudantes deverão identificar as principais consequências sociais, políticas e econômicas do comércio de escravos e como essas consequências afetaram a vida dos escravos e da sociedade brasileira.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Ao final das estações, os alunos retornarão para suas mesas e terão um tempo para discutir em grupo as informações obtidas nas estações. Medie a discussão e incentivar a participação de todos os alunos.Etapa 4 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, destacando as principais informações obtidas pelos alunos e reforçando a importância de entendermos a história do Brasil e como a escravidão afetou a vida de milhões de pessoas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases.
- Identificar os agentes responsáveis pelo tráfico de escravos e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
- Compreender as consequências sociais, políticas e econômicas do comércio de escravos para a sociedade brasileira.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos alunos sobre a dinâmica do comércio de escravos e suas consequências.
- Habilidade dos alunos em identificar as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
- Habilidade dos alunos em analisar as consequências sociais, políticas e econômicas do comércio de escravos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com a história do Brasil.
- Mediar as atividades propostas e incentivar a participação ativa dos alunos.
- Fornecer informações e exemplos práticos sobre o tema.
- Concluir a aula destacando as principais informações obtidas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Identificar as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
- Analisar as consequências sociais, políticas e econômicas do comércio de escravos.
- Discutir em grupo as informações obtidas nas estações.