Aula sobre O Navio Negreiro

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A aula sobre o navio negreiro apresenta aos alunos a dinâmica do comércio de escravos no Brasil e suas consequências sociais, políticas e econômicas. O tema é importante para entendermos a história do nosso país e como a escravidão afetou a vida de milhões de pessoas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema. Além disso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como imagens, vídeos e textos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com a história do Brasil. Utilize exemplos práticos, como imagens e vídeos, para ilustrar a dinâmica do comércio de escravos.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Organize a turma em quatro grupos e explique que irão realizar uma atividade em circuito, chamada de estações. Explique que em cada estação haverá uma atividade com começo, meio e fim, e que as estações são independentes uma das outras. Defina com os alunos o tempo que ficarão em cada estação e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:

    Estação 1 - Mapa do comércio de escravos:

    Nessa estação, eles terão acesso a um mapa do comércio de escravos e deverão identificar as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados. Para isso, serão fornecidas informações sobre as rotas de comércio e as principais regiões de origem dos escravos.

    Estação 2 - O navio negreiro:

    Os alunos terão acesso a um texto sobre o navio negreiro e deverão responder a perguntas sobre a dinâmica do transporte de escravos. Forneça informações sobre as condições de vida dos escravos durante a viagem e as consequências para a saúde física e mental dos escravos.

    Estação 3 - Consequências:

    Disponibilize um texto sobre as consequências do comércio de escravos para a sociedade brasileira. Os estudantes deverão identificar as principais consequências sociais, políticas e econômicas do comércio de escravos e como essas consequências afetaram a vida dos escravos e da sociedade brasileira.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos retornarão para suas mesas e terão um tempo para discutir em grupo as informações obtidas nas estações. Medie a discussão e incentivar a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando as principais informações obtidas pelos alunos e reforçando a importância de entendermos a história do Brasil e como a escravidão afetou a vida de milhões de pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases.
  • Identificar os agentes responsáveis pelo tráfico de escravos e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
  • Compreender as consequências sociais, políticas e econômicas do comércio de escravos para a sociedade brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos alunos sobre a dinâmica do comércio de escravos e suas consequências.
  • Habilidade dos alunos em identificar as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
  • Habilidade dos alunos em analisar as consequências sociais, políticas e econômicas do comércio de escravos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com a história do Brasil.
  • Mediar as atividades propostas e incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Fornecer informações e exemplos práticos sobre o tema.
  • Concluir a aula destacando as principais informações obtidas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.
  • Analisar as consequências sociais, políticas e econômicas do comércio de escravos.
  • Discutir em grupo as informações obtidas nas estações.