Aula sobre O Navio Negreiro
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O temao navio negreiro é um assunto importante para entendermos a história da escravidão no Brasil e no mundo. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos criem um mapa conceitual sobre o tema, com ideias centrais e sub-ideias. Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos de como a escravidão ainda está presente em nossa sociedade, como no trabalho escravo em fazendas e em indústrias têxteis. É importante que os alunos entendam a gravidade do tema e como ele afeta a vida de muitas pessoas até hoje.
Etapa 1 - Introdução
Apresente e contextualize o tema para os alunos. É importante que os alunos entendam a gravidade do tema e como ele afeta a vida de muitas pessoas até hoje.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos devem assistir a um vídeo sobre os navios negreiros em casa. Indique um vídeo do YouTube ou disponibilize um vídeo em uma plataforma de ensino a distância. Se os estudantes tiverem dificuldades de acesso à internet, distribua um texto.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Na sala de aula, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, com ideias centrais e sub-ideias. Oriente os alunos e tire dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma. Incentive a participação de todos e fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.Etapa 5 - Discussão em grupo
A turma deve discutir em grupo sobre o tema, a partir dos mapas conceituais apresentados. Mediar essa discussão e estimule a participação de todos.Etapa 6 - Reflexão individual
Os alunos devem fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula, reforçando os pontos principais do tema e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases.
- Estimular a reflexão crítica sobre a história da escravidão no Brasil e no mundo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais e apresentá-los para a turma.
Critérios de avaliação
- Realização da atividade em casa.
- Qualidade da apresentação do mapa conceitual.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Reflexão individual sobre o tema.
- Participação geral na aula.
Ações do professor
- Contextualizar o tema para os alunos.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Mediar a discussão em grupo.
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
- Encorajar a participação ativa dos alunos na aula.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre o tema em casa.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Fazer uma reflexão individual sobre o tema.