Aula sobre O Navio Negreiro

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O temao navio negreiro é um assunto importante para entendermos a história da escravidão no Brasil e no mundo. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos criem um mapa conceitual sobre o tema, com ideias centrais e sub-ideias. Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos de como a escravidão ainda está presente em nossa sociedade, como no trabalho escravo em fazendas e em indústrias têxteis. É importante que os alunos entendam a gravidade do tema e como ele afeta a vida de muitas pessoas até hoje.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente e contextualize o tema para os alunos. É importante que os alunos entendam a gravidade do tema e como ele afeta a vida de muitas pessoas até hoje.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos devem assistir a um vídeo sobre os navios negreiros em casa. Indique um vídeo do YouTube ou disponibilize um vídeo em uma plataforma de ensino a distância. Se os estudantes tiverem dificuldades de acesso à internet, distribua um texto.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Na sala de aula, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, com ideias centrais e sub-ideias. Oriente os alunos e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma. Incentive a participação de todos e fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    A turma deve discutir em grupo sobre o tema, a partir dos mapas conceituais apresentados. Mediar essa discussão e estimule a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos devem fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando os pontos principais do tema e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a história da escravidão no Brasil e no mundo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais e apresentá-los para a turma.

Critérios de avaliação

  • Realização da atividade em casa.
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Reflexão individual sobre o tema.
  • Participação geral na aula.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema para os alunos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Encorajar a participação ativa dos alunos na aula.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o tema em casa.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o tema.