Aula sobre O Nazismo E O Holocausto

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O Nazismo foi um movimento político e social que surgiu na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, liderado por Adolf Hitler. O partido nazista pregava a superioridade da raça ariana e a necessidade de purificar a sociedade alemã. Durante a Segunda Guerra Mundial, o regime nazista promoveu o extermínio em massa de milhões de pessoas, principalmente judeus, em campos de concentração e extermínio, conhecido como Holocausto.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente o tema e questione os alunos sobre o que sabem a respeito do Nazismo e do Holocausto. Em seguida, você deve apresentar o problema central: Como o Nazismo e o Holocausto afetaram a sociedade alemã e o mundo?

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os alunos devem ser divididos em grupos e, em conjunto, devem pesquisar e discutir sobre o tema, buscando alternativas para responder ao problema central. Forneça materiais analógicos, como livros, jornais e revistas, para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Solução

    Cada grupo deve apresentar suas alternativas e soluções para o problema central. Incentive o debate e a troca de ideias entre os grupos.

  4. Etapa 4 - Subtópicos

    Apresente os subtópicos relacionados ao tema, como a ascensão do Nazismo, a propaganda nazista, a perseguição aos judeus, a criação dos campos de concentração e extermínio, entre outros. Cada grupo deve escolher um subtópico para aprofundar a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Diário de Bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, relacionados ao subtópico escolhido. Oriente os alunos na elaboração do diário, que pode ser feito em papel ou em cadernos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o subtópico escolhido e as soluções encontradas. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos, considerando as intencionalidades pedagógicas e os critérios de avaliação estabelecidos. Os alunos também devem avaliar o processo de aprendizagem, destacando os pontos positivos e negativos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de contextualização histórica;
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de análise crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo;
  • Qualidade da pesquisa e do diário de bordo;
  • Capacidade de análise crítica e contextualização histórica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e o problema central;
  • Fornecer materiais analógicos para pesquisa;
  • Orientar na elaboração do diário de bordo.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir em grupo;
  • Elaborar o diário de bordo;
  • Apresentar o trabalho para a turma.