Aula sobre O Nazismo E O Holocausto
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O Nazismo foi um movimento político e social que surgiu na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, liderado por Adolf Hitler. O partido nazista pregava a superioridade da raça ariana e a necessidade de purificar a sociedade alemã. Durante a Segunda Guerra Mundial, o regime nazista promoveu o extermínio em massa de milhões de pessoas, principalmente judeus, em campos de concentração e extermínio, conhecido como Holocausto.
Etapa 1 - Problematização
Apresente o tema e questione os alunos sobre o que sabem a respeito do Nazismo e do Holocausto. Em seguida, você deve apresentar o problema central: Como o Nazismo e o Holocausto afetaram a sociedade alemã e o mundo?Etapa 2 - Geração de Alternativas
Os alunos devem ser divididos em grupos e, em conjunto, devem pesquisar e discutir sobre o tema, buscando alternativas para responder ao problema central. Forneça materiais analógicos, como livros, jornais e revistas, para auxiliar na pesquisa.Etapa 3 - Solução
Cada grupo deve apresentar suas alternativas e soluções para o problema central. Incentive o debate e a troca de ideias entre os grupos.Etapa 4 - Subtópicos
Apresente os subtópicos relacionados ao tema, como a ascensão do Nazismo, a propaganda nazista, a perseguição aos judeus, a criação dos campos de concentração e extermínio, entre outros. Cada grupo deve escolher um subtópico para aprofundar a pesquisa.Etapa 5 - Diário de Bordo
Cada grupo deve criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, relacionados ao subtópico escolhido. Oriente os alunos na elaboração do diário, que pode ser feito em papel ou em cadernos.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o subtópico escolhido e as soluções encontradas. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos, considerando as intencionalidades pedagógicas e os critérios de avaliação estabelecidos. Os alunos também devem avaliar o processo de aprendizagem, destacando os pontos positivos e negativos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de contextualização histórica;
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
- Desenvolver a habilidade de análise crítica.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades em grupo;
- Qualidade da pesquisa e do diário de bordo;
- Capacidade de análise crítica e contextualização histórica.
Ações do professor
- Apresentar o tema e o problema central;
- Fornecer materiais analógicos para pesquisa;
- Orientar na elaboração do diário de bordo.
Ações do aluno
- Pesquisar e discutir em grupo;
- Elaborar o diário de bordo;
- Apresentar o trabalho para a turma.