Aula sobre O Nazismo E O Holocausto

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O Nazismo foi um movimento político e ideológico que surgiu na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, liderado por Adolf Hitler. O partido nazista pregava a superioridade da raça ariana e a necessidade de purificar a sociedade alemã, eliminando todos que não se encaixavam nos padrões estabelecidos. O Holocausto foi o genocídio de cerca de seis milhões de judeus, além de outras minorias étnicas, durante a Segunda Guerra Mundial. O objetivo desta aula é entender como o Nazismo e o Holocausto surgiram e como foram executados.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explicar a importância de entender o surgimento do Nazismo e o Holocausto. Os alunos serão divididos em duplas e receberão uma folha de papel sulfite e canetas coloridas.

  2. Etapa 2 - Ideia Central

    Cada dupla deverá escolher uma ideia central relacionada ao tema e escrevê-la no centro da folha. Exemplo: "O surgimento do Nazismo".

  3. Etapa 3 - Sub-ideias

    As duplas deverão criar oito sub-ideias relacionadas à ideia central escolhida e escrevê-las ao redor da ideia central. Exemplo: "Crise econômica na Alemanha", "Propaganda nazista", "Perseguição aos judeus", entre outras.

  4. Etapa 4 - Nível de Profundidade 1

    Cada dupla deverá escolher duas sub-ideias e escrever ao redor delas outras sub-ideias relacionadas. Exemplo: "Crise econômica na Alemanha" - "Desemprego", "Inflação", "Humilhação do Tratado de Versalhes".

  5. Etapa 5 - Nível de Profundidade 2

    Cada dupla deverá escolher uma das sub-ideias do nível de profundidade 1 e escrever ao redor dela outras sub-ideias relacionadas. Exemplo: "Desemprego" - "Crise econômica mundial", "Política econômica do governo alemão", "Impacto na sociedade alemã".

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada dupla deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias relacionadas. Você pode fazer perguntas para aprofundar o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi apresentado pelos alunos e reforçar a importância de entender o surgimento do Nazismo e o Holocausto para evitar que esses eventos se repitam no futuro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de contextualização histórica.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de análise crítica.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na apresentação do mapa conceitual.
  • Profundidade e abrangência das sub-ideias relacionadas.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos.

Ações do professor

  • Explicar o tema e orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Fazer perguntas para aprofundar o tema e fazer uma síntese ao final da aula.

Ações do aluno

  • Escolher uma ideia central e criar sub-ideias relacionadas.
  • Trabalhar em duplas e colaborar na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e responder perguntas do professor.