Aula sobre O Nazismo E O Holocausto

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "O nazismo e o holocausto" é de extrema importância para a compreensão da história contemporânea e para a reflexão sobre a importância dos valores humanos como a tolerância, a empatia e a solidariedade. É um tema que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em notícias sobre conflitos étnicos e religiosos, em obras de arte e literatura que abordam o tema, como o livro "O diário de Anne Frank". Nesta aula, a metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de escrita e contextualização sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula apresentando o tema "O nazismo e o holocausto", contextualizando-o historicamente e destacando sua importância para a compreensão da história contemporânea. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas percepções sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e orientados a criar um template de Design Sprint com 5 etapas. Cada grupo escolherá um subtópico do tema para desenvolver, como por exemplo: "A ascensão do nazismo na Alemanha", "As políticas de extermínio nazistas", "A resistência ao nazismo". Os grupos deverão esboçar ideias sobre como desenvolver cada etapa do template.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresentará suas ideias para a turma e, em conjunto, decidirão qual template seguir. Faça sugestões e orientações para que os alunos possam escolher o melhor caminho para desenvolver o tema.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos desenvolverão seus subtópicos seguindo o template escolhido. Eles poderão utilizar diferentes recursos, como textos, imagens, vídeos e áudios para enriquecer seus trabalhos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentarão seus trabalhos para a turma e receberão feedbacks dos colegas e do professor. Eles poderão aprimorar seus trabalhos com base nos feedbacks recebidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita e contextualização sobre o tema "O nazismo e o holocausto".
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância dos valores humanos como a tolerância, a empatia e a solidariedade.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na apresentação do subtópico escolhido.
  • Utilização adequada dos recursos disponíveis para enriquecer o trabalho.
  • Capacidade de contextualização e reflexão sobre o tema.
  • Participação ativa e colaborativa no trabalho em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva do trabalho.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e orientar os alunos na escolha dos subtópicos.
  • Fornecer feedbacks construtivos para os grupos durante o desenvolvimento do trabalho.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e apresentações.
  • Incentivar a reflexão sobre a importância dos valores humanos.
  • Avaliar os trabalhos de forma justa e criteriosa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões e apresentações.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Utilizar os recursos disponíveis de forma criativa e adequada.
  • Refletir sobre a importância dos valores humanos.
  • Apresentar o trabalho de forma clara e objetiva.