Aula sobre O Nazismo E O Holocausto

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O nazismo foi um movimento político e ideológico que surgiu na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial. Seu líder, Adolf Hitler, pregava a superioridade da raça ariana e a necessidade de purificar a sociedade alemã. Esse pensamento levou ao extermínio de milhões de pessoas, principalmente judeus, durante a Segunda Guerra Mundial, em um evento conhecido como Holocausto. É importante que os alunos compreendam a gravidade desse período histórico e a importância de não permitir que ideologias extremistas sejam propagadas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância de estudá-lo. É importante que os alunos compreendam a gravidade do assunto e a necessidade de não permitir que ideologias extremistas sejam propagadas.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar das vítimas do Holocausto e compreendam suas emoções e sentimentos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre o nazismo e o Holocausto, utilizando livros e outras fontes analógicas disponíveis na escola.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações encontradas na pesquisa e compartilhar suas descobertas.

  5. Etapa 5 - Criação de um mural

    Os alunos devem criar um mural com informações sobre o nazismo e o Holocausto, utilizando cartolinas, canetas e outros materiais analógicos disponíveis na escola.

  6. Etapa 6 - Apresentação do mural

    Os alunos devem apresentar o mural para a turma e explicar as informações contidas nele.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de contextualização histórica.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações.
  • Desenvolver a habilidade de empatia e compreensão das emoções e sentimentos das vítimas do Holocausto.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade das informações apresentadas no mural.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e crítica.
  • Criar um mural com informações claras e objetivas.