Aula sobre O Nazismo E O Holocausto

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O nazismo e o holocausto são temas importantes na história mundial e devem ser abordados com seriedade e sensibilidade. É importante que os alunos compreendam o contexto histórico e social que levou ao surgimento do nazismo na Alemanha e como isso culminou no holocausto. Para tornar a aula mais envolvente e didática, é possível utilizar exemplos práticos, como notícias atuais sobre movimentos extremistas e discursos de ódio, para mostrar como essas ideologias ainda estão presentes na sociedade. Nesta aula, será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam desenvolver suas habilidades de escrita e contextualização.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualize o tema, explicando o surgimento do nazismo e como isso culminou no holocausto. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá um subtema relacionado ao nazismo e ao holocausto para pesquisar e apresentar, como por exemplo: "A ascensão do nazismo na Alemanha", "As políticas de extermínio nazistas", "A resistência ao nazismo".

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos terão 40 minutos para pesquisar sobre o subtema atribuído. Eles poderão utilizar livros, artigos e sites confiáveis para coletar informações.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a apresentação dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo terá 10 minutos para apresentar seu subtema e responder às perguntas dos outros grupos. Os demais grupos farão a avaliação utilizando o template criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, medie uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas opiniões e reflexões sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula, reforçando os principais pontos abordados e destacando a importância de combater o preconceito e a discriminação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto).
  • Estimular a pesquisa e a coletividade em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica e reflexiva.
  • Promover o respeito e a tolerância às diferenças.
  • Estimular a criatividade e a oralidade.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na apresentação.
  • Utilização de fontes confiáveis e relevantes.
  • Contextualização do subtema com o tema geral.
  • Respeito e tolerância nas perguntas e respostas.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema de forma clara e objetiva.
  • Mediar as discussões e apresentações.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer intervenções quando necessário.
  • Reforçar a importância do respeito e da tolerância.

Ações do aluno

  • Pesquisar e coletar informações relevantes.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica.
  • Apresentar de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente nas perguntas e respostas.
  • Contribuir para a discussão em grupo.