Aula sobre O Nazismo E O Holocausto

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O nazismo foi um movimento político e ideológico que surgiu na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, liderado por Adolf Hitler. O partido nazista pregava a superioridade da raça ariana e a necessidade de purificação da sociedade alemã. Durante a Segunda Guerra Mundial, o regime nazista promoveu o extermínio em massa de milhões de pessoas, principalmente judeus, em campos de concentração e extermínio. Esse período ficou conhecido como Holocausto.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione materiais analógicos, como livros, revistas, jornais, mapas, imagens e documentos históricos, para disponibilizar aos alunos. Prepare, também, um roteiro de estudo com as sub-ideias que serão abordadas.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Os alunos devem estudar os materiais disponibilizados e elaborar um mapa conceitual com a ideia central "O nazismo e o holocausto" e 8 sub-ideias relacionadas ao tema.

  3. Etapa 3 - Revisão em sala de aula

    Você deve revisar o conteúdo estudado pelos alunos e esclarecer dúvidas.

  4. Etapa 4 - Trabalho em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e aprofundar o estudo de uma das sub-ideias do mapa conceitual, utilizando os materiais disponibilizados.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o resultado do estudo em forma de exposição oral, utilizando recursos analógicos, como cartazes, maquetes, dramatizações, entre outros.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, promova uma discussão em sala de aula sobre o tema, incentivando a participação dos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dê um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de contextualização histórica.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão crítica sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa conceitual elaborado.
  • Qualidade da apresentação oral.
  • Coerência e clareza na argumentação.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Selecionar e disponibilizar materiais analógicos relevantes.
  • Orientar e esclarecer dúvidas dos alunos.
  • Promover a discussão em sala de aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Estudar o material disponibilizado pelo professor.
  • Elaborar o mapa conceitual.
  • Aprofundar o estudo em grupo.
  • Preparar a apresentação oral.
  • Participar ativamente das atividades propostas.