Aula sobre O Negro No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A história do negro no Brasil é marcada por uma trajetória de lutas e resistência. Desde a época da escravidão, os negros foram submetidos a condições desumanas de trabalho e vida, além de terem seus direitos negados. Mesmo após a abolição da escravatura, a população negra continuou a enfrentar diversas formas de discriminação e exclusão social. Aqui, vamos discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente o problema central: "Qual a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil?".

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um líder e um secretário para registrar as ideias.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos devem realizar uma pesquisa sobre a história da população negra no Brasil, destacando sua participação na formação econômica, política e social do país. Os alunos podem utilizar livros, jornais, revistas e outros materiais disponíveis na escola.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir as informações coletadas e elaborar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.

  6. Etapa 6 - Debate

    Após as apresentações, promova um debate em sala de aula, estimulando a participação dos alunos e a troca de ideias.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante a atividade

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover o debate e a troca de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da apresentação e das conclusões apresentadas.
  • Participação no debate em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o problema central da aula.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Estimular a pesquisa e a elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Promover o debate em sala de aula.
  • Avaliar a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre a história da população negra no Brasil.
  • Elaborar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar as conclusões para a turma.
  • Participar do debate em sala de aula.
  • Avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.