Aula sobre O Negro No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A história do negro no Brasil é um tema importante e necessário para a compreensão da formação econômica, política e social do país. A escravidão foi uma das maiores violações dos direitos humanos da história e teve um impacto significativo na vida dos negros e na sociedade brasileira. É importante que os alunos compreendam a importância da participação da população negra na história do Brasil e como isso afeta a sociedade atual.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie com uma roda de conversa para discutir o que os alunos já sabem sobre o tema e quais são suas expectativas em relação à aula. Apresente imagens, vídeos ou textos que ajudem a contextualizar o tema.

  2. Etapa 2 - Definição do problema

    Apresente o problema que os alunos irão trabalhar durante o projeto: "Como a participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil impactou a sociedade atual?".

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os alunos devem trabalhar em grupos para gerar alternativas para o problema apresentado. Forneça materiais como livros, revistas, jornais, entre outros, para ajudar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Seleção da solução

    Os grupos devem apresentar as alternativas geradas e discutir qual delas é a melhor solução para o problema apresentado. Oriente os alunos na escolha da solução.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do diário de bordo

    Os grupos devem desenvolver o diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Oriente os alunos na elaboração do diário.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Os grupos devem apresentar os diários de bordo para a turma. Avalie a apresentação dos grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Finalize com uma roda de conversa para discutir o que os alunos aprenderam durante o projeto e como isso pode ser aplicado na vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.
  • Contextualizar o tema.
  • Definir o problema que será trabalhado durante o projeto.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o tema.
  • Estimular a reflexão sobre a aplicação do tema na vida cotidiana.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na roda de conversa.
  • Identificação do conhecimento prévio dos alunos.
  • Compreensão da contextualização do tema.
  • Qualidade do diário de bordo.
  • Capacidade de reflexão sobre a aplicação do tema na vida cotidiana.

Ações do professor

  • Apresentar imagens, vídeos ou textos que ajudem a contextualizar o tema.
  • Estimular a participação dos alunos na roda de conversa.
  • Apresentar o problema que será trabalhado durante o projeto.
  • Fornecer materiais para a pesquisa.
  • Estimular a troca de conhecimentos entre os grupos.

Ações do aluno

  • Compartilhar o que já sabem sobre o tema.
  • Participar da discussão sobre o problema.
  • Gerar alternativas para o problema apresentado.
  • Elaborar o diário de bordo.
  • Compartilhar conhecimentos com os demais grupos.