Aula sobre O Negro No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A história do negro no Brasil é marcada por uma trajetória de lutas e resistências. Desde a chegada dos primeiros africanos escravizados no país, a população negra tem sido alvo de preconceito, discriminação e exclusão social. No entanto, a participação dos negros na formação econômica, política e social do Brasil é fundamental para compreendermos a nossa história e a construção da nossa identidade como nação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema "O negro no Brasil" e explicar a importância de discutir a participação dos negros na formação do país.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo irá criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir e aprimorar seus mapas conceituais, trocando ideias e informações entre si.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias.

  6. Etapa 6 - Discussão em plenária

    Após as apresentações, a turma irá discutir em plenária as ideias apresentadas pelos grupos, aprofundando a discussão sobre a participação dos negros na formação do Brasil.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade, levando em consideração os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir e argumentar sobre a importância da participação dos negros na formação do Brasil.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a história e a cultura brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo e em plenária.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a discussão e a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e em plenária.