Aula sobre O Negro No Brasil
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A história do negro no Brasil é marcada por uma trajetória de lutas e resistência. Desde a época da escravidão, os negros foram subjugados e explorados, mas mesmo assim, conseguiram manter suas tradições e cultura. Hoje, a população negra é maioria no país e tem uma grande importância na formação econômica, política e social do Brasil.Vamos discutir essa importância e entender como a história do negro se relaciona com a história do país.
Etapa 1 - Check-in
Inicie com uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o tema.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema "O negro no Brasil" e seus subtópicos, como a escravidão, a cultura afro-brasileira, a luta por direitos e a representatividade negra na sociedade.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um subtópico para pesquisar. Eles devem utilizar livros, jornais, revistas e outros materiais para realizar a pesquisa.Etapa 4 - Criação do template de registro de aprendizagem
Cada grupo deve criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para registrar as informações aprendidas durante a pesquisa.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar os resultados da pesquisa para a turma, utilizando o template de registro de aprendizagem como apoio.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.Etapa 7 - Check-out
Para finalizar, os alunos devem registrar no template de registro de aprendizagem o que aprenderam durante a aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de registro de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na roda de conversa.
- Qualidade da pesquisa realizada em grupo.
- Participação na discussão em grupo.
- Qualidade do registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de registro de aprendizagem.
- Estimular a discussão em grupo.
- Avaliar a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da roda de conversa.
- Realizar a pesquisa em grupo.
- Criar o template de registro de aprendizagem.
- Apresentar os resultados da pesquisa.
- Participar da discussão em grupo.