Aula sobre O Negro No Brasil
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A história do negro no Brasil é marcada por uma trajetória de lutas e resistência. Desde a época da escravidão, os negros foram submetidos a condições desumanas e tiveram seus direitos negados. Mesmo após a abolição da escravatura, a população negra continuou sofrendo com a discriminação e o racismo. É importante discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "O negro no Brasil" e seus subtópicos, destacando a importância da participação da população negra na formação do país.Etapa 2 - Introdução à gamificação
Explique o que é gamificação e como ela pode ser utilizada para tornar a aula mais envolvente e didática.Etapa 3 - Criação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá criar um jogo sobre o tema "O negro no Brasil".Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo
Os grupos irão desenvolver o jogo, seguindo as etapas propostas no mapa de registro.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando o nome do jogo, objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por que o jogo é engajador e será um sucesso.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, a turma irá discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil, utilizando como base os jogos criados pelos grupos.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na criação dos jogos e na discussão em grupo, levando em consideração os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Promover a aprendizagem de forma lúdica e envolvente.
Critérios de avaliação
- Participação na criação do jogo.
- Qualidade da apresentação do jogo.
- Participação na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos.
- Explicar o que é gamificação e como ela pode ser utilizada na aula.
- Avaliar a participação dos alunos na criação dos jogos e na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Criar um jogo sobre o tema "O negro no Brasil".
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar da discussão em grupo sobre a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.