Aula sobre O Negro No Brasil

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A história do negro no Brasil é marcada por uma trajetória de lutas e resistência. Desde a época da escravidão, os negros foram submetidos a condições desumanas e tiveram seus direitos negados. Mesmo após a abolição da escravatura, a população negra continuou sofrendo com a discriminação e o racismo. É importante discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "O negro no Brasil" e seus subtópicos, destacando a importância da participação da população negra na formação do país.

  2. Etapa 2 - Introdução à gamificação

    Explique o que é gamificação e como ela pode ser utilizada para tornar a aula mais envolvente e didática.

  3. Etapa 3 - Criação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá criar um jogo sobre o tema "O negro no Brasil".

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Os grupos irão desenvolver o jogo, seguindo as etapas propostas no mapa de registro.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando o nome do jogo, objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por que o jogo é engajador e será um sucesso.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma irá discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil, utilizando como base os jogos criados pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na criação dos jogos e na discussão em grupo, levando em consideração os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação na criação do jogo.
  • Qualidade da apresentação do jogo.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos.
  • Explicar o que é gamificação e como ela pode ser utilizada na aula.
  • Avaliar a participação dos alunos na criação dos jogos e na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Criar um jogo sobre o tema "O negro no Brasil".
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Participar da discussão em grupo sobre a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.