Aula sobre O Negro No Brasil
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A história do negro no Brasil é marcada por um passado de escravidão e opressão, que deixou marcas profundas na sociedade brasileira. É importante que os alunos compreendam a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do país, bem como a luta por seus direitos e a valorização da cultura afro-brasileira.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize sobre aimportância da participação da população negra na formação do Brasil.Etapa 2 - Divisão em grupos
Faça a divisão da turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 3 - Estudo prévio
Possibilite um tempo para os grupos estudarem e pesquisarem sobre o tema. Se possível, disponibilize materiais didáticos para apoiar a pesquisa e estudo dos alunos.Etapa 4 - Debate
Cada grupo apresenta seus argumentos e opiniões sobre o tema, utilizando o template de avaliação por rúbrica para avaliar o desempenho dos colegas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Incentive os grupos a discutirem e avaliarem o desempenho dos colegas.Etapa 6 - Conclusão
Faça a conclusão do debate e reflexão sobre a importância da valorização da diversidade étnica e cultural do país.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de argumentação e debate dos alunos;
- Estimular a reflexão crítica sobre a história e a cultura afro-brasileira;
- Promover a valorização da diversidade étnica e cultural do país.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate;
- Argumentação coerente e fundamentada;
- Respeito às opiniões dos colegas;
- Conhecimento sobre o tema abordado;
- Utilização adequada do template de avaliação por rúbrica.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da participação da população negra na formação do Brasil;
- Dividir a turma em grupos e distribuir o template de avaliação por rúbrica;
- Estimular a pesquisa e o estudo prévio sobre o tema;
- Mediar o debate, garantindo a participação de todos e o respeito às opiniões divergentes;
- Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Estudar e pesquisar sobre o tema;
- Participar ativamente do debate, apresentando argumentos coerentes e fundamentados;
- Respeitar as opiniões dos colegas, mesmo que divergentes;
- Utilizar o template de avaliação por rúbrica para avaliar o desempenho dos colegas;
- Valorizar a diversidade étnica e cultural do país.