Aula sobre O Negro No Brasil

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A história do negro no Brasil é marcada por um passado de escravidão e opressão, que deixou marcas profundas na sociedade brasileira. É importante que os alunos compreendam a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do país, bem como a luta por seus direitos e a valorização da cultura afro-brasileira.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize sobre aimportância da participação da população negra na formação do Brasil.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Faça a divisão da turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Estudo prévio

    Possibilite um tempo para os grupos estudarem e pesquisarem sobre o tema. Se possível, disponibilize materiais didáticos para apoiar a pesquisa e estudo dos alunos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Cada grupo apresenta seus argumentos e opiniões sobre o tema, utilizando o template de avaliação por rúbrica para avaliar o desempenho dos colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Incentive os grupos a discutirem e avaliarem o desempenho dos colegas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça a conclusão do debate e reflexão sobre a importância da valorização da diversidade étnica e cultural do país.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de argumentação e debate dos alunos;
  • Estimular a reflexão crítica sobre a história e a cultura afro-brasileira;
  • Promover a valorização da diversidade étnica e cultural do país.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate;
  • Argumentação coerente e fundamentada;
  • Respeito às opiniões dos colegas;
  • Conhecimento sobre o tema abordado;
  • Utilização adequada do template de avaliação por rúbrica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da participação da população negra na formação do Brasil;
  • Dividir a turma em grupos e distribuir o template de avaliação por rúbrica;
  • Estimular a pesquisa e o estudo prévio sobre o tema;
  • Mediar o debate, garantindo a participação de todos e o respeito às opiniões divergentes;
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Estudar e pesquisar sobre o tema;
  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos coerentes e fundamentados;
  • Respeitar as opiniões dos colegas, mesmo que divergentes;
  • Utilizar o template de avaliação por rúbrica para avaliar o desempenho dos colegas;
  • Valorizar a diversidade étnica e cultural do país.