O neoconcretismo

Vamos falar de um artista que participou do grupo Frente, neoconcretista, mas se distanciou dele à medida em que buscou tornar seus trabalhos mais conectados à sociedade. Hélio Oiticica é o foco dessa aula de Arte! Bom aprendizado!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O artista Hélio Oiticica foi o inventor da Tropicália. Selecione a alternativa que apresenta os movimentos artísticos e os artistas que serviram de modelo pra criação de suas obras de arte:

    A) Dadaísmo e Futurismo; Amedeo Modigliani, Wesley Duke Lee, Edgar Degas e Lygia Pape.

    B) Cubismo e Neo concreto; Wassily Kandinsky, Kazimir Malevich, Piet Mondrian e Lygia Clark.

    C) Dadaísmo e Futurismo; Wassily Kandinsky, Kazimir Malevich, Piet Mondrian e Lygia Clark.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Cultura Maker:

    O neoconcretismo é um movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950, como uma reação ao concretismo. Os artistas neoconcretistas buscavam uma arte mais orgânica, que valorizasse a subjetividade e a experiência do espectador. Nesta atividade, os estudantes irão aprender sobre o neoconcretismo e como ele se diferencia do concretismo. Eles irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais.
    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    O neoconcretismo foi um movimento artístico que surgiu no Brasil na década de 1950, como uma reação ao concretismo. O movimento buscava uma arte mais orgânica e subjetiva, que valorizasse a experiência sensorial do espectador. O neoconcretismo teve como principais representantes artistas como Lygia Clark, Hélio Oiticica e Lygia Pape.

    Para contextualizar o tema com os alunos, apresente imagens de obras de arte neoconcretas e estimular uma discussão sobre as diferenças entre o concretismo e o neoconcretismo. Proponha também que os alunos pesquisem sobre os artistas do movimento e suas obras, e apresentem suas descobertas para a turma.

    Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas para solucionar problemas e desenvolver projetos. Os alunos irão criar um modelo de design sprint para aplicar ao tema do neoconcretismo.

    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    O neoconcretismo foi um movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950 e teve grande influência na arte contemporânea brasileira. Ele se caracterizou pela valorização da subjetividade e da experiência sensorial do espectador, além de uma maior liberdade na criação artística. Nesta atividade, os alunos irão criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o neoconcretismo, a fim de desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte. Para contextualizar o tema, apresente obras de artistas neoconcretistas, como Lygia Clark e Hélio Oiticica, e discuta como eles buscavam romper com a rigidez e a objetividade do concretismo.
    Atividade completa
  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O neoconcretismo é um movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950, como uma reação ao concretismo. O movimento valoriza a subjetividade e a expressividade na arte, ao invés da objetividade e racionalidade do concretismo. O neoconcretismo é caracterizado pela busca de uma arte mais orgânica, que se relaciona com o corpo e as emoções do espectador. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a pesquisar sobre o neoconcretismo e criar um modelo de júri, com grupos defensor e opositor, para debater sobre o tema e seus subtópicos. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para tornar a atividade mais envolvente e didática.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    O neoconcretismo é um movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950, como uma reação ao concretismo. Ele valoriza a subjetividade e a expressão individual do artista, e busca a integração entre a obra de arte e o espectador. O neoconcretismo pode ser encontrado em diversas manifestações artísticas, como pintura, escultura, instalação e apresentação. Nesta atividade, os alunos irão conhecer mais sobre o movimento neoconcreto e suas características, por meio da metodologia ativa Rotação por estações.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    O neoconcretismo é um movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950, como uma reação ao concretismo. Ele valoriza a subjetividade e a sensibilidade, além de explorar a relação entre a obra de arte e o espectador. O neoconcretismo é uma corrente que se manifesta em diversas formas de arte, como a pintura, a escultura, a poesia e a arquitetura. Nesta atividade, os alunos irão conhecer mais sobre o movimento neoconcreto e criar um mapa conceitual para organizar as informações. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos irão pesquisar e apreciar obras de artistas neoconcretos antes da aula, para poderem discutir e aprofundar o tema em sala de aula.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: