Aula sobre O Neoconcretismo

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O neoconcretismo é um movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950, como uma reação ao concretismo. Os artistas neoconcretistas buscavam uma arte mais orgânica, que valorizasse a subjetividade e a experiência do espectador. Nesta atividade, os estudantes irão aprender sobre o neoconcretismo e como ele se diferencia do concretismo. Eles irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O neoconcretismo é um movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950, como uma reação ao concretismo. Os artistas neoconcretistas buscavam uma arte mais orgânica, que valorizasse a subjetividade e a experiência do espectador. Nesta atividade, os estudantes irão aprender sobre o neoconcretismo e como ele se diferencia do concretismo. Eles irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique a diferença entre o neoconcretismo e o concretismo. Ele pode utilizar imagens de obras de artistas neoconcretistas para exemplificar.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Forneça exemplos de como utilizar essa ferramenta de avaliação.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre os principais artistas neoconcretistas brasileiros e suas obras. Eles podem utilizar livros, revistas e a internet para realizar a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada aluno irá apresentar uma obra de um artista neoconcretista e explicar como ela se diferencia do concretismo. Os demais alunos irão avaliar a apresentação utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre as obras apresentadas e as diferenças entre o neoconcretismo e o concretismo.

  7. Etapa 7 - Criação

    Os alunos irão criar uma obra de arte neoconcretista utilizando materiais disponíveis em sala. Eles devem utilizar os conceitos aprendidos durante a atividade e a avaliação será realizada pelos demais alunos utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Encerre a atividade reforçando os conceitos aprendidos e a importância da habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte neoconcretistas.
  • Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos na criação de uma obra de arte neoconcretista.
  • Fomentar a capacidade de avaliação crítica dos alunos utilizando a Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da pesquisa e análise da obra de arte apresentada.
  • Criatividade e originalidade na criação da obra de arte neoconcretista.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a diferença entre o neoconcretismo e o concretismo.
  • Fornecer exemplos de como utilizar a Dinâmica dos 3 Qs.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as obras apresentadas.

Ações do aluno

  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Realizar pesquisa sobre os principais artistas neoconcretistas brasileiros e suas obras.
  • Apresentar uma obra de arte neoconcretista e avaliar as apresentações dos demais alunos utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.