Aula sobre O Neoconcretismo
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O neoconcretismo é um movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950, como uma reação ao concretismo. Os artistas neoconcretistas buscavam uma arte mais orgânica, que valorizasse a subjetividade e a experiência do espectador. Nesta atividade, os estudantes irão aprender sobre o neoconcretismo e como ele se diferencia do concretismo. Eles irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais.
Etapa 1 - Contextualização
O neoconcretismo é um movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950, como uma reação ao concretismo. Os artistas neoconcretistas buscavam uma arte mais orgânica, que valorizasse a subjetividade e a experiência do espectador. Nesta atividade, os estudantes irão aprender sobre o neoconcretismo e como ele se diferencia do concretismo. Eles irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver a habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e explique a diferença entre o neoconcretismo e o concretismo. Ele pode utilizar imagens de obras de artistas neoconcretistas para exemplificar.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Forneça exemplos de como utilizar essa ferramenta de avaliação.Etapa 4 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre os principais artistas neoconcretistas brasileiros e suas obras. Eles podem utilizar livros, revistas e a internet para realizar a pesquisa.Etapa 5 - Apresentação
Cada aluno irá apresentar uma obra de um artista neoconcretista e explicar como ela se diferencia do concretismo. Os demais alunos irão avaliar a apresentação utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 6 - Discussão em grupo
Conduza uma discussão em grupo sobre as obras apresentadas e as diferenças entre o neoconcretismo e o concretismo.Etapa 7 - Criação
Os alunos irão criar uma obra de arte neoconcretista utilizando materiais disponíveis em sala. Eles devem utilizar os conceitos aprendidos durante a atividade e a avaliação será realizada pelos demais alunos utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 8 - Conclusão
Encerre a atividade reforçando os conceitos aprendidos e a importância da habilidade de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte neoconcretistas.
- Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos na criação de uma obra de arte neoconcretista.
- Fomentar a capacidade de avaliação crítica dos alunos utilizando a Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Utilização correta do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Qualidade da pesquisa e análise da obra de arte apresentada.
- Criatividade e originalidade na criação da obra de arte neoconcretista.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a diferença entre o neoconcretismo e o concretismo.
- Fornecer exemplos de como utilizar a Dinâmica dos 3 Qs.
- Conduzir a discussão em grupo sobre as obras apresentadas.
Ações do aluno
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Realizar pesquisa sobre os principais artistas neoconcretistas brasileiros e suas obras.
- Apresentar uma obra de arte neoconcretista e avaliar as apresentações dos demais alunos utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.