Aula sobre O Neoconcretismo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O neoconcretismo foi um movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950 e teve grande influência na arte contemporânea brasileira. Ele se caracterizou pela valorização da subjetividade e da experiência sensorial do espectador, além de uma maior liberdade na criação artística. Nesta atividade, os alunos irão criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o neoconcretismo, a fim de desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte. Para contextualizar o tema, apresente obras de artistas neoconcretistas, como Lygia Clark e Hélio Oiticica, e discuta como eles buscavam romper com a rigidez e a objetividade do concretismo.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O neoconcretismo foi um movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950 e teve grande influência na arte contemporânea brasileira. Ele se caracterizou pela valorização da subjetividade e da experiência sensorial do espectador, além de uma maior liberdade na criação artística. Nesta atividade, os alunos irão criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o neoconcretismo, a fim de desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte. Para contextualizar o tema, apresente obras de artistas neoconcretistas, como Lygia Clark e Hélio Oiticica, e discuta como eles buscavam romper com a rigidez e a objetividade do concretismo.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a atividade apresentando o movimento neoconcretista e suas características principais. Em seguida, explica a metodologia gamificação e como ela será aplicada na atividade.

  3. Etapa 3 - Divisão em grupos

    Os alunos são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo recebe um tema relacionado ao neoconcretismo para desenvolver o jogo de cartas.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos têm 20 minutos para pesquisar sobre o tema que receberam e elaborar perguntas e afirmações para o jogo de cartas. Circule pela sala para auxiliar na pesquisa e esclarecer dúvidas.

  5. Etapa 5 - Criação das cartas

    Com base nas perguntas e afirmações elaboradas, os grupos criam as cartas do jogo. Oriente os alunos na organização e na escrita das cartas.

  6. Etapa 6 - Teste do jogo

    Cada grupo apresenta seu jogo para a turma e realiza um teste com as outras equipes. Avalie a qualidade das perguntas e afirmações e orientar os alunos na melhoria do jogo.

  7. Etapa 7 - Ajustes finais

    Os grupos fazem os ajustes finais no jogo com base no feedback recebido e finalizam a criação das cartas.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a atividade discutindo com a turma sobre o processo de criação do jogo e a importância da pesquisa e análise de obras de arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
  • Promover a compreensão do movimento neoconcretista e suas características.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das perguntas e afirmações elaboradas pelos grupos;
  • Organização e escrita das cartas do jogo;
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o movimento neoconcretista e a metodologia gamificação;
  • Orientar os alunos na pesquisa e elaboração das perguntas e afirmações;
  • Avaliar a qualidade do jogo e orientar os alunos na melhoria do mesmo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e elaborar perguntas e afirmações para o jogo de cartas;
  • Criar as cartas do jogo com base nas perguntas e afirmações elaboradas;
  • Testar e ajustar o jogo com base no feedback recebido.