Aula sobre O Neoconcretismo
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O neoconcretismo é um movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950, como uma reação ao concretismo. O movimento valoriza a subjetividade e a expressividade na arte, ao invés da objetividade e racionalidade do concretismo. O neoconcretismo é caracterizado pela busca de uma arte mais orgânica, que se relaciona com o corpo e as emoções do espectador. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a pesquisar sobre o neoconcretismo e criar um modelo de júri, com grupos defensor e opositor, para debater sobre o tema e seus subtópicos. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para tornar a atividade mais envolvente e didática.
Etapa 1 - Contextualização
O neoconcretismo é um movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950, como uma reação ao concretismo. O movimento valoriza a subjetividade e a expressividade na arte, ao invés da objetividade e racionalidade do concretismo. O neoconcretismo é caracterizado pela busca de uma arte mais orgânica, que se relaciona com o corpo e as emoções do espectador. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a pesquisar sobre o neoconcretismo e criar um modelo de júri, com grupos defensor e opositor, para debater sobre o tema e seus subtópicos. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para tornar a atividade mais envolvente e didática.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e contextualize o movimento artístico do neoconcretismo. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e compartilhar suas impressões sobre o assunto.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em grupos e terão um tempo para pesquisar sobre o neoconcretismo e seus principais artistas. Eles deverão buscar informações sobre as características do movimento, suas influências e obras mais importantes.Etapa 4 - Preparação do modelo de júri
Os grupos serão divididos em banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor. Cada grupo terá 30 minutos para preparar seus argumentos e evidências para defender ou refutar a importância do neoconcretismo na arte brasileira.Etapa 5 - Debate
Os grupos irão apresentar seus argumentos e evidências em um modelo de júri. A banca julgadora irá avaliar as apresentações e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a atividade fazendo uma síntese do que foi discutido e incentivando os alunos a continuar pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de obras de arte.
- Estimular a criatividade e a expressividade dos alunos na produção de argumentos e evidências.
- Desenvolver a capacidade de argumentação e debate dos alunos.
- Ampliar o repertório cultural dos alunos, por meio do conhecimento de diferentes movimentos artísticos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e no debate.
- Qualidade dos argumentos e evidências apresentados pelos grupos.
- Coerência e clareza na apresentação dos argumentos.
- Capacidade de escuta e respeito às opiniões divergentes.
- Habilidade de síntese e conclusão do professor.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o movimento artístico do neoconcretismo.
- Estimular a participação ativa dos alunos na pesquisa e no debate.
- Incentivar a criatividade e a expressividade dos alunos na produção de argumentos e evidências.
- Mediar o debate, garantindo o respeito às opiniões divergentes e a qualidade das apresentações.
- Fazer uma síntese e conclusão da atividade, incentivando os alunos a continuar pesquisando sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e do debate.
- Produzir argumentos e evidências de qualidade para defender ou refutar a importância do neoconcretismo na arte brasileira.
- Escutar e respeitar as opiniões divergentes dos colegas.
- Contribuir para a construção de um debate crítico e produtivo.
- Continuar pesquisando sobre o tema, ampliando seu repertório cultural.