Aula sobre O Neoconcretismo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O neoconcretismo é um movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950, como uma reação ao concretismo. O movimento valoriza a subjetividade e a expressividade na arte, ao invés da objetividade e racionalidade do concretismo. O neoconcretismo é caracterizado pela busca de uma arte mais orgânica, que se relaciona com o corpo e as emoções do espectador. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a pesquisar sobre o neoconcretismo e criar um modelo de júri, com grupos defensor e opositor, para debater sobre o tema e seus subtópicos. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para tornar a atividade mais envolvente e didática.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O neoconcretismo é um movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950, como uma reação ao concretismo. O movimento valoriza a subjetividade e a expressividade na arte, ao invés da objetividade e racionalidade do concretismo. O neoconcretismo é caracterizado pela busca de uma arte mais orgânica, que se relaciona com o corpo e as emoções do espectador. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a pesquisar sobre o neoconcretismo e criar um modelo de júri, com grupos defensor e opositor, para debater sobre o tema e seus subtópicos. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para tornar a atividade mais envolvente e didática.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o movimento artístico do neoconcretismo. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e compartilhar suas impressões sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e terão um tempo para pesquisar sobre o neoconcretismo e seus principais artistas. Eles deverão buscar informações sobre as características do movimento, suas influências e obras mais importantes.

  4. Etapa 4 - Preparação do modelo de júri

    Os grupos serão divididos em banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor. Cada grupo terá 30 minutos para preparar seus argumentos e evidências para defender ou refutar a importância do neoconcretismo na arte brasileira.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos irão apresentar seus argumentos e evidências em um modelo de júri. A banca julgadora irá avaliar as apresentações e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a atividade fazendo uma síntese do que foi discutido e incentivando os alunos a continuar pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a expressividade dos alunos na produção de argumentos e evidências.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e debate dos alunos.
  • Ampliar o repertório cultural dos alunos, por meio do conhecimento de diferentes movimentos artísticos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e no debate.
  • Qualidade dos argumentos e evidências apresentados pelos grupos.
  • Coerência e clareza na apresentação dos argumentos.
  • Capacidade de escuta e respeito às opiniões divergentes.
  • Habilidade de síntese e conclusão do professor.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o movimento artístico do neoconcretismo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na pesquisa e no debate.
  • Incentivar a criatividade e a expressividade dos alunos na produção de argumentos e evidências.
  • Mediar o debate, garantindo o respeito às opiniões divergentes e a qualidade das apresentações.
  • Fazer uma síntese e conclusão da atividade, incentivando os alunos a continuar pesquisando sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e do debate.
  • Produzir argumentos e evidências de qualidade para defender ou refutar a importância do neoconcretismo na arte brasileira.
  • Escutar e respeitar as opiniões divergentes dos colegas.
  • Contribuir para a construção de um debate crítico e produtivo.
  • Continuar pesquisando sobre o tema, ampliando seu repertório cultural.