Aula sobre O Neoconcretismo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O neoconcretismo é um movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950, como uma reação ao concretismo. Ele valoriza a subjetividade e a sensibilidade, além de explorar a relação entre a obra de arte e o espectador. O neoconcretismo é uma corrente que se manifesta em diversas formas de arte, como a pintura, a escultura, a poesia e a arquitetura. Nesta atividade, os alunos irão conhecer mais sobre o movimento neoconcreto e criar um mapa conceitual para organizar as informações. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos irão pesquisar e apreciar obras de artistas neoconcretos antes da aula, para poderem discutir e aprofundar o tema em sala de aula.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O neoconcretismo é um movimento artístico brasileiro que surgiu na década de 1950, como uma reação ao concretismo. Ele valoriza a subjetividade e a sensibilidade, além de explorar a relação entre a obra de arte e o espectador. O neoconcretismo é uma corrente que se manifesta em diversas formas de arte, como a pintura, a escultura, a poesia e a arquitetura. Nesta atividade, os alunos irão conhecer mais sobre o movimento neoconcreto e criar um mapa conceitual para organizar as informações. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos irão pesquisar e apreciar obras de artistas neoconcretos antes da aula, para poderem discutir e aprofundar o tema em sala de aula.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e o objetivo da aula, além de contextualizar o movimento neoconcreto. Os alunos serão convidados a compartilhar suas impressões e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre o movimento neoconcreto antes da aula, utilizando fontes confiáveis como livros, sites e vídeos. Eles deverão selecionar uma obra de um artista neoconcreto e anotar informações sobre o autor, a técnica utilizada e a mensagem transmitida pela obra.

  4. Etapa 4 - Mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 tópicos, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão utilizar as informações pesquisadas e compartilhar com a turma. Acompanhar o modelo disponível.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações apresentadas no mapa conceitual, trocando ideias e tirando dúvidas. Medie a discussão, incentivando a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Faça comentários e tire dúvidas.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Proponha uma reflexão sobre a importância do movimento neoconcreto na arte brasileira e como ele pode ser aplicado no cotidiano dos alunos.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a atividade agradecendo a participação dos alunos e reforçando o objetivo da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte contemporâneas.
  • Estimular a criatividade e a sensibilidade dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da arte na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Organização e clareza na criação do mapa conceitual.
  • Criatividade na apresentação do mapa conceitual.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Fazer comentários e tirar dúvidas.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Propor reflexões e questionamentos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o movimento neoconcreto antes da aula.
  • Criar um mapa conceitual com as informações pesquisadas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.