Aula sobre O Olho E Suas Partes

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta aula, será estudado o tema "O olho e suas partes", que é um assunto importante para o entendimento da visão humana. O objetivo é que os alunos compreendam as partes que compõem o olho e como elas funcionam juntas para permitir a visão. Além disso, será trabalhada a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas. Durante a aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e faça uma breve explicação sobre as partes do olho. Em seguida, divida os alunos em grupos e dê a tarefa de pesquisar sobre uma parte específica do olho. Cada grupo deverá fazer uma apresentação para a turma sobre a parte do olho que pesquisou.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e apresentação

    Os grupos terão 30 minutos para pesquisar sobre a parte do olho que foi atribuída a eles e criar uma apresentação de 5 minutos para a turma. Durante a apresentação, os outros grupos farão anotações e, ao final, darão um feedback sobre a apresentação dos colegas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão em grupo sobre como as partes do olho trabalham juntas para permitir a visão.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Proponha aos alunos uma atividade prática em que terão que desenhar e rotular as partes do olho em uma folha de papel.

  5. Etapa 5 - Discussão sobre substâncias psicoativas

    Faça uma discussão sobre as substâncias psicoativas e como elas afetam o sistema nervoso.

  6. Etapa 6 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Os alunos trabalharão em grupos para criar um modelo de avaliação por pares, que será usado para avaliar a apresentação dos colegas.

  7. Etapa 7 - Apresentação e avaliação

    Cada grupo fará a apresentação de sua parte do olho e será avaliado pelos outros grupos usando o modelo criado na etapa anterior. Após as avaliações, faça um encerramento fornecendo críticas construtivas aos grupos e individualmente se possível.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de conteúdo de forma colaborativa.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as partes do olho.
  • Dividir os alunos em grupos e atribuir partes do olho para pesquisa e apresentação.
  • Facilitar a discussão em grupo sobre como as partes do olho trabalham juntas para permitir a visão.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a apresentação e dar feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a parte do olho atribuída a seu grupo.
  • Criar uma apresentação sobre a parte do olho que pesquisou.
  • Dar feedback construtivo sobre as apresentações dos colegas.
  • Criar um modelo de avaliação por pares.
  • Avaliar as apresentações dos colegas usando o modelo criado.