Aula sobre O Olho E Suas Partes

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O olho é um órgão sensorial que nos permite enxergar o mundo ao nosso redor. Ele é composto por várias partes, cada uma com uma função específica. Nesta aula, serão estudadas as partes do olho e como elas funcionam em conjunto para nos permitir ver o mundo. Além disso, será adotada a metodologia Design Sprint para desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe. Para contextualizar, podemos trazer exemplos do cotidiano dos estudantes, como a leitura de livros, a observação de paisagens e a prática de esportes.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente no início da aula os conceitos básicos sobre o olho e suas partes, utilizando recursos visuais como slides e vídeos. Os alunos poderão fazer anotações e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divididos em grupos, os alunos devem fazer um esboço do olho e suas partes, identificando suas funções e características. Eles podem utilizar materiais como papel, canetinhas e lápis de cor para fazer os desenhos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve apresentar seu esboço para a turma e discutir as diferenças e semelhanças entre eles. Em conjunto, devem decidir quais são as partes mais importantes do olho e como elas funcionam juntas.

  4. Etapa 4 - Prototipagem

    Com base nas partes escolhidas, os grupos devem criar um modelo em 3D do olho, utilizando materiais como argila, papelão e tinta. O objetivo é que eles representem as partes escolhidas de forma clara e didática.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve apresentar seu modelo para a turma e explicar as partes escolhidas e suas funções. Em seguida, os alunos devem testar os modelos uns dos outros, identificando as partes e suas funções.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça o encerramento da aula destacando os pontos mais importantes que foram levantados pelos alunos na construção dos modelos, destacando a importância de termos cuidado com a saúde e segurança dos nossos olhos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.
  • Conhecer as partes do olho e como elas funcionam juntas.
  • Desenvolver a habilidade de explicar o funcionamento do sistema nervoso.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão e elaboração dos esboços e modelos em grupo.
  • Clareza na apresentação dos modelos e explicação das partes escolhidas.
  • Habilidade em explicar o funcionamento do sistema nervoso.

Ações do professor

  • Apresentar conceitos básicos sobre o olho e suas partes.
  • Orientar os alunos na elaboração dos esboços e modelos em grupo.
  • Estimular a participação e o trabalho em equipe.

Ações do aluno

  • Fazer anotações e tirar dúvidas na apresentação dos conceitos básicos.
  • Participar ativamente na elaboração dos esboços e modelos em grupo.
  • Explicar as partes escolhidas e suas funções durante a apresentação dos modelos.