Aula sobre O Olho E Suas Partes
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O olho é um órgão sensorial que nos permite enxergar o mundo ao nosso redor. Ele é composto por várias partes, cada uma com uma função específica. Nesta aula, serão estudadas as partes do olho e como elas funcionam em conjunto para nos permitir ver o mundo. Além disso, será adotada a metodologia Design Sprint para desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe. Para contextualizar, podemos trazer exemplos do cotidiano dos estudantes, como a leitura de livros, a observação de paisagens e a prática de esportes.
Design Sprint
Etapa 1 - Entender
Apresente no início da aula os conceitos básicos sobre o olho e suas partes, utilizando recursos visuais como slides e vídeos. Os alunos poderão fazer anotações e tirar dúvidas.Etapa 2 - Esboçar
Divididos em grupos, os alunos devem fazer um esboço do olho e suas partes, identificando suas funções e características. Eles podem utilizar materiais como papel, canetinhas e lápis de cor para fazer os desenhos.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deve apresentar seu esboço para a turma e discutir as diferenças e semelhanças entre eles. Em conjunto, devem decidir quais são as partes mais importantes do olho e como elas funcionam juntas.Etapa 4 - Prototipagem
Com base nas partes escolhidas, os grupos devem criar um modelo em 3D do olho, utilizando materiais como argila, papelão e tinta. O objetivo é que eles representem as partes escolhidas de forma clara e didática.Etapa 5 - Testar
Cada grupo deve apresentar seu modelo para a turma e explicar as partes escolhidas e suas funções. Em seguida, os alunos devem testar os modelos uns dos outros, identificando as partes e suas funções.Etapa 6 - Encerramento
Faça o encerramento da aula destacando os pontos mais importantes que foram levantados pelos alunos na construção dos modelos, destacando a importância de termos cuidado com a saúde e segurança dos nossos olhos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe.
- Conhecer as partes do olho e como elas funcionam juntas.
- Desenvolver a habilidade de explicar o funcionamento do sistema nervoso.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão e elaboração dos esboços e modelos em grupo.
- Clareza na apresentação dos modelos e explicação das partes escolhidas.
- Habilidade em explicar o funcionamento do sistema nervoso.
Ações do professor
- Apresentar conceitos básicos sobre o olho e suas partes.
- Orientar os alunos na elaboração dos esboços e modelos em grupo.
- Estimular a participação e o trabalho em equipe.
Ações do aluno
- Fazer anotações e tirar dúvidas na apresentação dos conceitos básicos.
- Participar ativamente na elaboração dos esboços e modelos em grupo.
- Explicar as partes escolhidas e suas funções durante a apresentação dos modelos.