Aula sobre O Olho E Suas Partes

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "O olho e suas partes" é muito importante para que os estudantes possam entender como funciona o sistema visual humano e como ele é capaz de interpretar as informações visuais do mundo ao nosso redor. É essencial que os alunos compreendam a estrutura e as funções das diferentes partes do olho, como a córnea, a íris, a pupila, a retina e o nervo óptico.

Para tornar a aula mais envolvente e didática, a metodologia ativa de gamificação será aplicada. Os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, o que irá ajudá-los a desenvolver suas habilidades em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça a introdução do tema e apresente as diferentes partes do olho. Em seguida, explique como a visão funciona e como o sistema nervoso é importante para podermos interpretar as informações visuais.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 membros. Cada grupo irá escolher um líder que será responsável por coordenar a criação do jogo.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações

    Cada grupo irá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema "O olho e suas partes". As perguntas e afirmações devem ser criativas e desafiadoras, mas também devem estar relacionadas ao conteúdo visto na aula.

  4. Etapa 4 - Troca de cartas

    Os grupos irão trocar suas cartas com outro grupo. Cada grupo irá receber as cartas de perguntas e afirmações do outro grupo.

  5. Etapa 5 - Jogo

    Os grupos irão jogar o jogo criado pelo outro grupo. O objetivo é responder corretamente às perguntas e afirmações para avançar no jogo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as perguntas e afirmações e esclarecer eventuais dúvidas sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e enfatize a importância de entender o funcionamento do olho e suas partes para a compreensão do sistema visual humano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Qualidade e relevância das perguntas e afirmações criadas.
  • Habilidade em responder às perguntas e afirmações durante o jogo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar as diferentes partes do olho.
  • Coordenar a divisão dos grupos.
  • Orientar os alunos na criação das perguntas e afirmações.
  • Incentivar a participação e o trabalho em grupo.
  • Encerrar a aula reforçando os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o jogo.
  • Criar perguntas e afirmações relevantes sobre o tema.
  • Participar ativamente do jogo e responder corretamente às perguntas e afirmações.
  • Discutir e esclarecer eventuais dúvidas sobre o tema.
  • Demonstrar interesse e engajamento durante a aula.