Aula sobre O Olho E Suas Partes

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O olho é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, responsável por captar a luz e transformá-la em impulsos elétricos enviados ao cérebro para formar imagens. Nesta aula, vamos aprender sobre as partes do olho e como elas funcionam. Além disso, será discutiso como o sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas, como álcool e drogas, e como isso pode prejudicar a visão. Essa metodologia ativa, Modelo de Debate Crítico (MDC), permitirá que os alunos desenvolvam habilidades de argumentação e pensamento crítico, além de tornar a aula mais dinâmica e participativa.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema para a turma e os objetivos da aula, explicando a importância do olho e do sistema nervoso para o nosso corpo. Em seguida, divida os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre as partes do olho e como elas funcionam, além de informações sobre como o sistema nervoso é afetado por substâncias psicoativas. Disponibilize materiais como livros, artigos e sites para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos sobre como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas. A banca julgadora irá avaliar as apresentações e escolher o grupo vencedor. O grupo de observadores deverá registrar as informações apresentadas pelos grupos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da pesquisa realizada sobre as partes do olho e como elas funcionam. Utilize como modelos ilustrativos, recursos como imagens e vídeos para tornar a apresentação mais dinâmica.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Todos os grupos irão se reunir para discutir as informações apresentadas e debatidas. Ajude a mediar a discussão para que todos os alunos possam expressar suas opiniões e dúvidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Ao final, faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e reforçar a importância de cuidar da saúde do olho e do sistema nervoso.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo
  • Promover o aprendizado sobre as partes do olho e como elas funcionam
  • Conscientizar os alunos sobre os riscos do consumo de substâncias psicoativas para a saúde do sistema nervoso
  • Tornar a aula mais dinâmica e participativa

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates e discussões em grupo
  • Qualidade das apresentações realizadas pelos grupos defensor e opositor
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados da pesquisa sobre as partes do olho e como elas funcionam
  • Respeito às opiniões dos colegas e ao trabalho em grupo
  • Registro adequado das informações pelos observadores

Ações do professor

  • Apresentar claramente os objetivos da aula e como a metodologia será aplicada
  • Mediar a discussão para que todos os alunos possam expressar suas opiniões e dúvidas
  • Disponibilizar materiais para auxiliar na pesquisa e nas apresentações
  • Utilizar recursos visuais para tornar a aula mais dinâmica
  • Reforçar a importância da saúde do olho e do sistema nervoso

Ações do aluno

  • Participar ativamente dos debates e discussões em grupo
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e colaborativa
  • Apresentar argumentos claros e objetivos nas apresentações dos grupos defensor e opositor
  • Registrar as informações adequadamente como observadores
  • Respeitar as opiniões dos colegas e o trabalho em grupo.