Aula sobre O Olho E Suas Partes

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o olho e suas partes, que é um tema muito importante para entendermos como funciona a visão. A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, onde os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá realizar uma atividade diferente relacionada ao tema. Por exemplo, uma estação pode ser sobre a anatomia do olho, outra sobre a refração da luz no olho e a última sobre os problemas de visão mais comuns. Essa metodologia é muito interessante porque permite que os alunos aprendam de forma mais dinâmica e participativa, além de trabalhar em grupo e desenvolver habilidades sociais.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância de entendermos como funciona o olho e suas partes. Em seguida, apresente e explique a metodologia utilizada na aula, a Rotação por Estações, e faça a divisão da turma em três grupos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Anatomia do olho

    Os alunos irão trabalhar em um modelo do olho humano, identificando suas partes e suas funções. Utilize vídeos ou imagens para auxiliar na explicação e tirar dúvidas dos alunos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Refração da luz no olho

    Os alunos irão realizar experimentos para entender como a luz é refratada no olho humano e como isso influência a visão. Utilize materiais simples como uma lupa e uma lanterna para realizar a experiência.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Problemas de visão mais comuns

    Os alunos irão pesquisar sobre os problemas de visão mais comuns, como miopia, astigmatismo e hipermetropia, e apresentar suas descobertas para o grupo. Disponibilize materiais como livros ou sites para ajudar na pesquisa.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    O professor irá reunir a turma novamente e fazer uma breve revisão do que foi aprendido em cada estação. Os alunos também poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Proponha aos alunos uma avaliação individual que pode ser feita em uma folha, contendo questões sobre os tópicos trabalhados em cada estação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Trabalhar em grupo e desenvolver habilidades sociais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade de identificar corretamente as partes do olho e suas funções.
  • Habilidade em explicar como a refração da luz no olho afeta a visão.
  • Conhecimento sobre os problemas de visão mais comuns.
  • Habilidade em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Auxiliar os alunos nas atividades propostas e tirar dúvidas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e o trabalho em grupo.
  • Fazer uma revisão do que foi aprendido ao final da aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Fazer pesquisas e apresentar suas descobertas para o grupo.
  • Tirar dúvidas e fazer perguntas ao professor.
  • Demonstrar habilidades adquiridas durante a aula.