Aula sobre O Olho E Suas Partes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O olho humano é um órgão complexo que nos permite enxergar o mundo ao nosso redor. Nesta aula, vamos aprender sobre as partes do olho e como elas funcionam, além de como o sistema nervoso é afetado por substâncias psicoativas. Nesta aula será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Para contextualizar, podemos citar como o tema é importante no cotidiano, como a necessidade de cuidar da saúde ocular e como as drogas podem afetar o corpo humano.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Apresente o tema "O olho e suas partes" e os objetivos da aula: conhecer as partes do olho e entender como elas funcionam, além de compreender como o sistema nervoso é afetado por substâncias psicoativas.

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo sobre as partes do olho

    Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre as partes do olho e como elas funcionam. Apresente materiais lúdicos como o programa de televisão "Aula Lá em Casa" da TV Escola.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre o vídeo assistido. Faça perguntas orientadoras, como "Quais são as partes do olho?", "O que cada parte faz?", "Como a luz entra no olho?".

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Explique como funciona essa dinâmica e oriente os alunos sobre como preencher cada campo.

  5. Etapa 5 - Atividade prática em grupo

    Os alunos irão realizar uma atividade prática em grupo, onde irão montar um modelo em 3D do olho humano utilizando materiais como argila, papelão e canudos. Forneça um modelo para que os alunos possam se orientar.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir sobre a atividade prática realizada e como ela ajudou a compreender melhor as partes do olho. O professor pode utilizar perguntas orientadoras, como "O que vocês acharam da atividade?", "O que foi mais fácil ou difícil na montagem do modelo?".

  7. Etapa 7 - Discussão sobre substâncias psicoativas

    Inicie uma discussão sobre substâncias psicoativas e como elas afetam o sistema nervoso. Os alunos poderão compartilhar experiências e opiniões sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Compreender a importância da saúde ocular.

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão em grupo.
  • Qualidade e criatividade na montagem do modelo em 3D do olho humano.
  • Utilização correta do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Fornecer materiais para a atividade prática.
  • Estimular a participação e o diálogo entre os alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre as partes do olho.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.