Aula sobre O Olho E Suas Partes
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O olho humano é um órgão complexo que nos permite enxergar o mundo ao nosso redor. Nesta aula, vamos aprender sobre as partes do olho e como elas funcionam, além de como o sistema nervoso é afetado por substâncias psicoativas. Nesta aula será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Para contextualizar, podemos citar como o tema é importante no cotidiano, como a necessidade de cuidar da saúde ocular e como as drogas podem afetar o corpo humano.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula
Apresente o tema "O olho e suas partes" e os objetivos da aula: conhecer as partes do olho e entender como elas funcionam, além de compreender como o sistema nervoso é afetado por substâncias psicoativas.Etapa 2 - Vídeo explicativo sobre as partes do olho
Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre as partes do olho e como elas funcionam. Apresente materiais lúdicos como o programa de televisão "Aula Lá em Casa" da TV Escola.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre o vídeo assistido. Faça perguntas orientadoras, como "Quais são as partes do olho?", "O que cada parte faz?", "Como a luz entra no olho?".Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Explique como funciona essa dinâmica e oriente os alunos sobre como preencher cada campo.Etapa 5 - Atividade prática em grupo
Os alunos irão realizar uma atividade prática em grupo, onde irão montar um modelo em 3D do olho humano utilizando materiais como argila, papelão e canudos. Forneça um modelo para que os alunos possam se orientar.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir sobre a atividade prática realizada e como ela ajudou a compreender melhor as partes do olho. O professor pode utilizar perguntas orientadoras, como "O que vocês acharam da atividade?", "O que foi mais fácil ou difícil na montagem do modelo?".Etapa 7 - Discussão sobre substâncias psicoativas
Inicie uma discussão sobre substâncias psicoativas e como elas afetam o sistema nervoso. Os alunos poderão compartilhar experiências e opiniões sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Compreender a importância da saúde ocular.
Critérios de avaliação
- Participação na discussão em grupo.
- Qualidade e criatividade na montagem do modelo em 3D do olho humano.
- Utilização correta do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Fornecer materiais para a atividade prática.
- Estimular a participação e o diálogo entre os alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre as partes do olho.
- Participar da discussão em grupo.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.