Aula sobre O Palco Italiano

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O palco italiano é um tipo de palco muito utilizado em teatros e óperas. Ele foi criado na Itália no século XVI e se tornou muito popular por ser um palco que proporciona uma visão completa do espetáculo para o público. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a estrutura do palco italiano e como ele é utilizado em produções teatrais e operísticas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 min)

    Professor, apresente o tema "O palco italiano" e explique sua importância para o teatro e a ópera. Se possível, compartilhe exemplos de produções que o utilizam.

  2. Etapa 2 - Criação de cenários (30 min)

    Com base nos exemplos, os alunos irão criar cenários para uma produção teatral ou operística que utilize o palco italiano. Eles deverão considerar as necessidades e desejos do público e dos artistas e, para isso, devem realizar um momento de discussão.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos cenários (30 min)

    Cada grupo irá apresentar seu cenário para a turma. Eles deverão explicar como o palco italiano será utilizado na produção e como as necessidades e desejos do público e dos artistas foram considerados.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (20 min)

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo as diferentes abordagens apresentadas pelos grupos. Eles deverão identificar as principais semelhanças e diferenças entre os cenários.

  5. Etapa 5 - Conclusão (10 min)

    Conclua a aula, ressaltando a importância do palco italiano para o teatro e a ópera, e como a metodologia Design Thinking pode ser utilizada para criar produções mais envolventes e significativas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de cenários para produções teatrais e operísticas;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e discutir ideias em conjunto.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa;
  • Criatividade na criação dos cenários;
  • Coerência entre as necessidades e desejos do público e dos artistas e a utilização do palco italiano na produção.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação ativa dos alunos;
  • Orientar os alunos na discussão em grupo e na apresentação dos cenários.

Ações do aluno

  • Participar ativamente;
  • Utilizar a criatividade na criação dos cenários;
  • Trabalhar em grupo e discutir ideias em conjunto.